O Grupo Adelaïde anuncia um crescimento do seu volume de negócios de 18% em 2023

Report this content

Esta manhã, Jacques Verlingue, Presidente, Gilles Bénéplanc, CEO, bem como Benjamin Verlingue, Deputy CEO, apresentaram os resultados e factos marcantes do Grupo para o ano transato:

• Um volume de negócios de 400 milhões de euros, ou seja, um crescimento de 18%, acima dos objetivos do plano estratégico IMPACT24.
  • Consolidação do desenvolvimento da Verlingue e da Génération, em França e na Europa.
  • Continuação da política de inovação e de digitalização.
  • Reforço das Direções Gerais das filiais.
  • Nova administração do Grupo em junho de 2024.

Em 2023, o Grupo Adelaïde acelera o seu desenvolvimento e mantém um desempenho superior aos objetivos estabelecidos

O Grupo Adelaide tem um volume de negócios combinado de 400 milhões de euros em 2023, registando um crescimento de 18% em relação a 2022. Estes resultados superam os objetivos estabelecidos e a ambição estratégica do Grupo de atingir um volume de negócios superior a 400 milhões de euros no final do plano estratégico IMPACT24.

O Grupo mantém a sua política de internacionalização, com 25% da sua atividade fora de França graças a novas aquisições na Europa. Nos últimos 4 anos, o Grupo realizou 9 aquisições ou investimentos em participações (*).

Em simultâneo, o Grupo tem reforçado a sua capacidade de inovação e digitalização, introduzindo novos serviços diferenciadores para os seus clientes, nomeadamente no setor imobiliário com a Goodloc, bem como novas extranets para clientes e uma nova aplicação móvel para a Génération.

Em 2023, os clientes optaram novamente pela relação de confiança que mantêm com as equipas do Grupo, tanto pela sua experiência como pela melhoria contínua na qualidade do serviço, manifestando a sua plena satisfação no inquérito NPS (Net Promoter Score).

«Num ambiente setorial em plena mudança, o nosso posicionamento como corretora independente permite-nos prosperar, garantindo um crescimento muito robusto, e conciliar uma abordagem personalizada com rentabilidade. Temos orgulho nestas conquistas, que testemunham o compromisso inabalável das nossas equipas, bem como a solidez e a eficácia do nosso Grupo, que celebrou o seu 90.º aniversário em 2023», Jacques Verlingue, Presidente do Grupo Adelaïde.

Verlingue, a filial especializada na proteção das empresas, dirigida desde meados de 2023 por Anne-Jacques de Dinechin, registou um volume de negócios agregado de 285 milhões de euros em 2023, um crescimento de 19%, dos quais 50% de crescimento orgânico. A proporção da sua atividade fora de França representa 35%, graças à sua estratégia de crescimento externo concretizada pelas novas operações na Europa, nomeadamente em Itália, com a aquisição de uma participação maioritária na corretora italiana Inser e no Reino Unido.

Nos últimos 4 anos, a Verlingue realizou 4 aquisições fora de França, em Portugal (2020 e 2022), Itália (2023) e Reino Unido (2023), e 2 aquisições em França, Cabinet Depeyre e Depeyre Solutions (2023).

A Génération, especializada na gestão de contratos de saúde e fundos de pensões, consolida o seu crescimento com um aumento de 18% relativamente a 2022, atingindo assim um volume de negócios de 102 milhões de euros em 2023. Este crescimento foi acompanhado por um alargamento da sua carteira de clientes, com mais de 2,4 milhões de clientes abrangidos pelo seguro de saúde e 1,1 milhões pelos fundos de pensões, representando um total de 1,6 mil milhões de euros em prestações pagas. Além disso, o setor individual apresenta um crescimento promissor, com mais de 150 000 membros. Ao mesmo tempo, a Génération prossegue a sua expansão territorial com a abertura de uma nova operação em Saint-Nazaire, consolidando a sua estratégia em vários polos.

Em 2023, a Cocoon, especializada na distribuição de seguros de saúde e de proteção pessoal a particulares, reforçou a sua equipa executiva com a chegada de Fanny Ridet como Diretora Geral. Com um volume de negócios de 13 milhões de euros, a Cocoon tem como objetivo tornar-se um player reconhecido na distribuição digital e ética de soluções complementares de saúde.

«Neste ano de 2024, estamos entusiasmados por ver o Grupo Adelaïde manter uma trajetória dinâmica, ultrapassando os objetivos do nosso ambicioso plano estratégico. Os nossos resultados continuam a crescer de forma constante, ilustrando plenamente o nosso compromisso em oferecer um valor acrescentado cada vez maior aos nossos clientes» Gilles Bénéplanc, CEO do Grupo Adelaïde.

Adelaïde reafirma a sua ambição em tornar-se líder de corretagem na Europa, graças ao seu modelo familiar e independente

Um ano antes do fim oficial do plano estratégico IMPACT24, o Grupo Adelaide regista um crescimento vigoroso em linha com os seus objetivos e com um sólido desempenho financeiro.

Com um aumento da proporção do volume de negócios gerado no estrangeiro pela Verlingue, o Grupo está firmemente empenhado na expansão europeia.

«O nosso desempenho demonstra o nosso compromisso com a nossa estratégia europeia. Enquanto empresa independente e familiar, a nossa visão é preservar essa identidade ao mesmo tempo que expandimos as nossas operações em França e no estrangeiro. Estes resultados confirmam a nossa capacidade de oferecer uma alternativa aos grandes corretores mundiais ou financeiros» Benjamin Verlingue, Deputy CEO do Grupo Adelaïde.

Uma futura mudança da administração marcada pela inovação e pelo crescimento

Em 2024, terá lugar uma grande mudança na administração do Grupo, à medida que Benjamin Verlingue assume a presidência, sucedendo assim a Jacques Verlingue. Esta transição inscreve-se na continuidade do Grupo e reflete a firme vontade de preservar a sua independência e o seu espírito inovador. Na passagem do testemunho entre as duas gerações, o Grupo Adelaïde apresenta bases sólidas e uma forte posição estratégica.

Com uma equipa que conta com mais de 2500 colaboradores, o Grupo Adelaïde pretende recrutar mais de 250 novos talentos em 2024, que se irão juntar aos 300 novos colaboradores que o Grupo contratou em 2023. O Grupo continuará a promover políticas de formação, integração e desenvolvimento no sentido de apoiar o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.

(*) 5 aquisições ou investimentos em participações fora de França - Portugal (2020 e 2022), Itália (2023) e UK (2023) - e 4 em França - Angelus (2022), Zenioo (2022), Cabinet Depeyre (2022) e Depeyre Solutions (2022).