Um Ano de Conquistas à Frente do Departamento de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Verlingue Portugal

Report this content

Com apenas 26 anos, Sofia Melo Mendes trilhou um caminho notável na Verlingue Portugal, onde fundou e liderou o Departamento de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade. A Verlingue, o 5º maior corretor de seguros em Portugal, com atividades em França, Reino Unido, Suíça e Itália, viu, em apenas um ano, o seu posicionamento fortalecido sob a sua liderança.

Hoje, passado 1 ano, organiza a 1ª Edição do Verlingue Expertise com o patrocínio da seguradora AIG, uma conferência que reuniu mais de 100 participantes, incluindo multinacionais, pequenas e médias empresas, no auditório da Associação Nacional das Farmácias.

"É um orgulho enorme trabalhar nesta empresa e sentir o apoio de todos os colegas e da administração. De outra forma, não seria possível ter cumprido tantos objetivos em apenas 12 meses”, partilha Sofia Melo Mendes, que acredita que a Verlingue poderá crescer ainda mais a nível nacional, consolidando a sua presença através de uma adequada estratégia de comunicação.

Além do Verlingue Expertise, a Sofia conseguiu cumprir vários objetivos, tais como:

• Rebranding Internacional: um projeto que envolveu a mudança de logotipo e de toda a plataforma da marca, com o objetivo de reforçar o posicionamento líder da Verlingue em Portugal e na Europa.
  • Presença digital: lançou um novo website e a primeira conta de LinkedIn da Verlingue Portugal, conectando a empresa com uma audiência mais ampla.
  • Inovação Interna: criou um canal de intranet e um quadro de elogios digital, o primeiro para melhorar a eficiência da comunicação com os colaboradores e o segundo para promover uma cultura de elogio dentro da organização.
  • 90º Aniversário do Grupo ADELAIDE: sob a sua gestão, a celebração do 90º aniversário do Grupo ADELAIDE foi marcada por 4 eventos significativos que permitiram juntar colaboradores, clientes e parceiros e celebrar 90 anos de história.
  • Análise de Maturidade de Sustentabilidade: Em parceria com a BCSD Portugal, conduziu uma análise de maturidade de sustentabilidade, essencial para a definição da estratégia de sustentabilidade da Verlingue Portugal.

Sofia Melo Mendes é licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social, mestre em Comunicação Estratégica pela NOVA FCSH e, este ano, concluiu o Strategic Marketing Advanced Program na Católica Lisbon School of Business and Economics.

Em 2022, venceu o prémio de Melhor Trabalho Académico, do Observatório de Comunicação Interna, pela sua dissertação de mestrado, e, em abril deste ano, conquistou o 3º lugar na categoria de Relações Públicas na competição Young Lions Portugal.

Tendo iniciado o seu percurso no BNP Paribas, onde esteve 5 anos no Departamento de Comunicação e Eventos e foi co-responsável pelo 1º patrocínio do BNP Paribas do Rock in Lisboa, Sofia Melo Mendes afirma que “não podia ter tido melhor escola. No BNP Paribas, tive oportunidade de participar em projetos que tocavam diferentes áreas da Comunicação, com muita autonomia, confiança e responsabilidade. Acredito que esses são os fatores principais para o crescimento de qualquer profissional em início de carreira.”