Vodafone Portugal mantém tendência de crescimento no terceiro trimestre

Durante o terceiro trimestre do exercício económico 2019/20, compreendido entre outubro e dezembro, a Vodafone Portugal consolidou a tendência de crescimento naquele que é considerado o principal indicador de negócio - Receitas de Serviços. Este desempenho reflete a estabilização do negócio móvel e o crescimento sustentado no fixo, principalmente na TV paga.

As Receitas de Serviços atingiram 247 milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,9% em relação ao período homólogo (crescimento anual, Year on Year, ou YoY). Durante o mesmo trimestre, as Receitas Totais aumentaram 5,5% YoY, atingindo 275 milhões de euros.

O desempenho alcançado no terceiro trimestre foi suportado, principalmente, pelo crescimento continuado no negócio fixo. No período em análise, a base total de clientes fixos aumentou 9,7% YoY, atingindo 772 mil, dos quais 664 mil são clientes de TV (+ 11,4% YoY). A Vodafone Portugal continua a expandir o seu footprint, atingindo no final do trimestre, 3,4 milhões de lares e empresas com fibra.

Os resultados deste período foram também impulsionados pela estabilização do negócio móvel, que atingiu mais de 4,7 milhões de clientes, um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período no ano passado.

"É com enorme satisfação que entramos no último trimestre do nosso ano fiscal com uma dinâmica de crescimento, sustentada na crescente utilização dos nossos serviços por parte dos portugueses. Crescimento este que resulta da qualidade e disponibilidade das nossas redes e da adequação dos nossos serviços às necessidades do mercado. A manutenção desta tendência exigirá da nossa parte uma contínua evolução das nossas redes gigabit - fixa e móvel – compromisso que há muito assumimos para possibilitar um futuro de sucesso a Portugal, para que, coletivamente, se consiga tirar o máximo partido das oportunidades que o digital traz”, afirma Mário Vaz.

Durante o trimestre em análise, a Vodafone Portugal prosseguiu com o trabalho de desenvolvimento da sua rede 5G, mostrando em diferentes momentos o potencial da quinta geração de telecomunicações móveis, bem como a disponibilidade da rede Vodafone para o lançamento do 5G em Portugal.

Em parceria com a Altran Portugal e com a Cruz Vermelha Portuguesa, a Vodafone realizou uma demonstração 5G na área da saúde, mostrando como a rede móvel do futuro ajudará as equipas médicas em situações de emergência. Durante a demonstração foi simulada uma situação de assistência médica urgente a uma vítima de AVC, durante a qual se percebeu a importância da rede 5G na transmissão de informação em tempo real entre os paramédicos que se encontravam com a vítima e a equipa médica no hospital.

Outra das demonstrações levada a cabo durante o período em questão foi feita em parceria com a startup Live Electric Tours, que integra o hub de inovação da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G. A startup portuguesa realizou, pela primeira vez, live streaming para as redes sociais utilizando a rede 5G da Vodafone.

Ainda durante o terceiro trimestre, a Vodafone Portugal, em parceria com o Município de Cascais, lançou o concurso de empreendedorismo BIG Impact. Esta competição, inserida no compromisso assumido pelo Grupo Vodafone de melhorar a vida de mil milhões de pessoas em todo o mundo, procura projetos inovadores que beneficiem a sociedade através da tecnologia em todos as suas componentes: social, tecnológica, económica e ambiental.