60 Anos da Fábrica da Volvo Cars em Torslanda na Suécia

Aos 60 anos, a nossa fábrica em Torslanda, Suécia, é mais vital e eficiente do que nunca. E com investimentos empolgantes a caminho, está pronta para atingir novos patamares num futuro totalmente elétrico.

O ano é 1964. Bob Dylan declara "The Times They Are a-Changin", e de facto estão em Sörredsdalen, na ilha de Hisingen. A procura de automóveis vinha disparando há anos, alimentada por um nível de vida mais elevado. A 24 de abril, quando a Volvo Car Torslanda (VCT) é inaugurada pelo rei sueco Gustavo VI Adolfo, é o maior investimento industrial da história sueca.

Com capacidade para construir até 200.000 automóveis por ano, a fábrica ultrapassa os limites da capacidade da empresa de desenvolver e fabricar automóveis em grandes volumes. Logo, torna-se o maior local de trabalho individual do país, com mais de 11.000 funcionários.

Avance para os dias de hoje, 60 anos depois. A fábrica tem uma capacidade de produção anual de 290.000 automóveis – ou 60 automóveis por hora – e opera em três turnos. Cerca de 6.500 funcionários trabalham diligentemente todos os dias para garantir que tudo saia como planeado.

Mas a fábrica de Torslanda não se limita a funcionar sem problemas: também desempenha um papel crucial nos nossos planos de nos tornarmos um fabricante de automóveis totalmente elétricos até 2030 e de atingirmos emissões líquidas nulas de gases com efeito de estufa até 2040.

Quase um em cada dois automóveis que sai de linha hoje é eletrificado. Até ao final do ano, esperamos que seis em cada dez automóveis que saiam da fábrica sejam elétricos. Há apenas algumas semanas, acenámos com o último automóvel a diesel e, já em 2021, a fábrica tornou-se a nossa primeira fábrica com impacto neutro no clima.

"Quando celebramos 60 anos, é tentador olhar para trás e ver tudo o que conquistámos ao longo dos anos, mas é igualmente inspirador nos prepararmos para o que está por vir", diz o responsável da fábrica, Magnus Olsson. "E à medida que mudamos o nosso foco para o fabrico de automóveis totalmente elétricos, continuaremos a melhorar a nossa eficiência de produção e investindo em tecnologia que garantam que estamos aptos para o futuro."

Grandes mudanças a caminho

Então, o que fazemos para preparar a fábrica para os desafios futuros? Bem, as instalações estão atualmente a ser transformadas através de um investimento de vários milhares de milhões. Estamos a implementar uma mega fundição, a remodelar totalmente as oficinas de pintura e montagem final e a estabelecer uma nova fábrica de montagem de baterias.

Gunnar Engellau com um Volvo 1800 S, na fábrica de Torslanda, 1964.

Vamos ver em detalhe o que tudo isso realmente significa. Mega fundição é um processo de fabricação onde uma grande quantidade de peças estampadas é substituída por uma única e grande fundição de alumínio. Isto reduz o peso, o que, por sua vez, melhora a eficiência energética e a autonomia elétrica do automóvel. Também reduz a complexidade no processo de fabrico.

A nova fábrica de montagem de baterias integrará células e módulos de baterias na estrutura do piso do automóvel, enquanto a oficina de montagem é remodelada e adaptada para o fabrico da nossa próxima geração de automóveis 100% elétricos.

Finalmente, a oficina de pintura recebe novas máquinas de pré-tratamento de última geração que se espera que continuem a reduzir continuamente o uso de energia e as emissões – tudo voltado para o nosso trabalho de redução consistente das emissões de carbono.

Uma seleção de acontecimentos marcantes

• 2024 Último automóvel a diesel sai de linha de produção
  • 2023 Nove milhões de automóveis produzidos
  • 2022 É anunciado um investimento de 10 mil milhões de coroas suecas para a próxima geração de automóveis