Cinto de segurança da Volvo: 65 anos a salvar vidas

Inovação de Nils Bohlin já salvou mais de 1 milhão de pessoas

13 de Agosto de 1959 será para sempre uma data histórica para a segurança automóvel, a nível mundial.

Foi precisamente nesse dia, há 65 anos, que a Volvo Cars entregou o primeiro automóvel equipado com um cinto de segurança de 3 pontos, uma invenção Volvo que inicialmente gerou muita controvérsia, mas que rapidamente foi adotada por todas as outras marcas.

Estava assim dado um passo de gigante na melhoria da segurança rodoviária. Mas o seu sucesso não foi imediato. Na verdade, muitas pessoas, incluindo até jornalistas da especialidade, consideraram o cinto um empecilho à liberdade individual – apertava e era incómodo de usar.

Seriam necessários mais alguns anos até que a maioria dos condutores e o resto da indústria automóvel se convencesse que a sua utilização era de facto obrigatória e salvadora de vidas.

O modelo era um Volvo PV544 e a entrega foi feita num concessionário Volvo da localidade sueca de Kristianstad, com a Volvo a tornar-se no primeiro fabricante automóvel mundial a equipar de série os seus automóveis com cintos de segurança de 3 pontos nos bancos da frente.

No mercado nórdico, para além dos PV544, também o P120 (Amazon) recebeu esta mais-valia em matéria de segurança.

A Volvo fez questão de patentear a inovação deixando-a aberta o que significava que estava totalmente disponível para quem a quisesse utilizar. Todos os condutores podiam assim beneficiar da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da marca que estivessem a conduzir. Este era mais um marco histórico do compromisso da Volvo para com a segurança automóvel.

ESTUDOS DA VOLVO CONVENCEM O MUNDO
Em 1963, a Volvo introduz este cinto de segurança no mercado americano e noutros países. Contudo, antes do lançamento, a Volvo conduziu um conjunto de testes a viaturas equipadas com diferentes tipos de cintos de segurança.

Os resultados não podiam ter sido mais esclarecedores: o novo cinto de segurança da Volvo era, de longe, aquele que proporcionava melhor proteção aos passageiros.

Alguns anos mais tarde, em 1967, a marca sueca apresentou numa conferência de segurança rodoviária nos EUA, o estudo "28.000 Accident Report". Este relatório havia sido construído com base nos dados recolhidos na Suécia relativos a todas as colisões ocorridas no País com veículos Volvo no ano anterior.
Aqui também os resultados foram evidentes  – e o mundo finalmente tomava consciência. Os estudos indicavam claramente que o uso do cinto de segurança salvava vidas e reduzia a gravidade das lesões entre 50%-60%.

MAIS DE UM MILHÃO DE VIDAS SALVAS
Não é fácil contabilizar com exatidão o número de pessoas salvas graças à utilização do cinto de segurança de 3 pontos. Estima-se que, a nível global, mais de 1 milhão de pessoas deva a vida à sua utilização e muitas mais tenham evitado lesões graves.

65 anos após a sua invenção o seu potencial ainda é enorme.

A sua utilização ainda é o fator mais eficaz, aquele capaz de garantir a melhor segurança dos ocupantes de uma viatura. A nível global, a sua utilização difere muito de país para país.

Nos EUA, estima-se que cada aumento na percentagem de utilização seja capaz de salvar 270 vidas por ano. O seu potencial em Africa, na Asia e na América do Sul é enorme, regiões onde a percentagem de utilização automóvel tem vindo também a aumentar.

NILS BOHLIN
O engenheiro autor desta invenção foi o sueco Nils Bohlin.
Nils Ivar Bohlin (1920 – 2002) nasceu na localidade sueca de Härnösand e licenciou-se em engenharia mecânica na Härnösand Läroverk. Em 1942, inicia o trabalho numa empresa de aviação onde, entre outros projetos foi responsável pelo desenvolvimento de sistemas de ejeção.

Em 1958, inicia o seu percurso profissional na Volvo como engenheiro de segurança.
Trabalha no desenvolvimento do cinto durante cerca de um ano, transportando conceitos dos sistemas de ejeção que havia estudado inicialmente.
A sua preocupação principal baseava-se em como manter o condutor seguro durante um acidente. Introduziu o cinto de segurança de 3 pontos em 1959 e, posteriormente, viria a comandar o Departamento Central de Investigação e Desenvolvimento da Volvo onde se manteve até 1985.

Ao longo da carreira recebeu várias distinções pelo seu trabalho com destaque para a entrada, em 1989, para o Hall of Fame for Safety and Health e, em 1999, para o Automotive Hall of Fame.

Os cintos de segurança que hoje equipam os Volvo mantêm a ideia base de Bohlin mas são um prodígio de tecnologia - inteligentes, interativos, permanentemente prontos para intervir e “apertar” os nossos frágeis corpos caso algo de anormal aconteça - um abraço amigo da Volvo.

FOTOS