COP28 – Volvo Cars dobra aposta na ação climática

A Volvo Cars anuncia hoje o objetivo de reduzir as emissões de CO2 por automóvel em 75% até 2030.

Numa altura em que os líderes mundiais se preparam para a realização de mais uma cimeira sobre o clima - COP28 no Dubai, é mais importante do que nunca que as empresas vão ainda mais longe em termos de ação climática.

A Volvo Cars anuncia hoje um esforço ainda maior no seu plano de ação – por si já um dos mais ambiciosos da indústria automóvel - com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 por automóvel em 75% até 2030, em comparação com uma base de referência de 2018.

Para além disso a Volvo pretende ser climaticamente neutra até 2040 e reduzir as emissões de CO2 por automóvel em 40% entre 2018 e 2025. Durante os primeiros nove meses de 2023, as emissões globais de CO2 por automóvel foram já 19% inferiores em comparação com o valor de referência de 2018.

Atingir um objetivo tão ambicioso até 2030, exige que a Volvo continue a trabalhar no sentido de comercializar apenas automóveis 100% elétricos, eliminando assim as emissões de escape de toda a gama de modelos.

Para ajudar a concretizar estas ambições, a Volvo Cars anuncia que passa também a ser membro da First Movers Coalition (FMC), do World Economic Forum, e utilizará o seu poder de compra ao serviço de tecnologias limpas emergentes que apoiarão a mudança para uma utilização de alumínio com emissões quase nulas.

A Volvo toma também medidas na indústria do aço, através da colaboração com o produtor de aço sueco SSAB. A Volvo Cars foi o primeiro fabricante de automóveis a associar-se à SSAB para explorar aço de alta qualidade com emissões quase nulas para a indústria automóvel. Agora, a Volvo Cars garante o acesso a chapas de aço primário e reciclado com emissões quase nulas da SSAB, que pretende utilizar num dos seus programas automóveis até 2026.

“A COP28 é um momento histórico de responsabilização pela ação climática. O mundo precisa urgentemente de se unir e de agir, para evitar os piores efeitos das alterações climáticas. Estamos empenhados em fazer a nossa parte e apelamos aos líderes empresariais e políticos de todo o mundo para que também façam a sua." , Javier Varela - Chief Operating Officer & Deputy CEO - Volvo Cars

No início deste ano, a Volvo Cars apresentou o pequeno SUV EX30, 100% elétrico, concebido para ter a pegada de carbono mais baixa de todos os automóveis Volvo até à data. O EX30 é um dos vários novos modelos elétricos que a Volvo pretende lançar nos próximos anos, no seu caminho para se tornar um fabricante de automóveis totalmente elétricos até 2030. E a Volvo está a fazer bons progressos nesse sentido - durante os primeiros nove meses de 2023, os automóveis 100% elétricos representaram já 16% das vendas mundiais da marca.

A Volvo afasta-se rapidamente do motor de combustão interna. O último automóvel a gasóleo da Volvo será produzido no início de 2024 e a empresa deixou de investir em I&D de novos motores de combustão interna. Em vez de se concentrar nas tecnologias do passado, a Volvo Cars tem os olhos postos no futuro.

Ao mesmo tempo, para cumprir o último objetivo, a Volvo aborda as emissões de CO2 em toda a cadeia de abastecimento e de operações próprias (incluindo a logística), com o objetivo de as reduzir em 30% até 2030, em comparação com uma base de referência de 2018.

Em 2022, 69% das próprias operações da marca já foram alimentadas por energia neutra para o clima. E, desde então, a empresa atingirá 100% de eletricidade neutra para o clima em cada uma das suas fábricas a nível mundial.

Este verão, a Volvo Cars foi o primeiro fabricante mundial de automóveis a anunciar a mudança de combustível fóssil para biocombustível em 86% do transporte marítimo intercontinental. Este facto reduz as emissões de CO2 do transporte marítimo de mercadorias em 84% e apoia a ambição de reduzir as emissões operacionais.

"Já utilizámos anteriormente as cimeiras COP para promover a ação climática coletiva e a COP28 não será diferente. O que nós e outras empresas com ideias semelhantes estamos a tentar fazer é desenvolver e aumentar a escala de tecnologias transformacionais para descarbonizar processos industriais por vezes antigos. Ao aderir ao FMC e ao mostrar um progresso tangível na nossa parceria com a SSAB, esperamos demonstrar que esta mudança vital não só é possível como já está em curso.”, Jonas Otterheim - Head of climate Action, Volvo Cars.

A COP28 tem como pano de fundo o Relatório Global de Avaliação do Clima das Nações Unidas, publicado em setembro. A conclusão sóbria do relatório é que, apesar de algumas áreas de progresso, o mundo ainda está longe de conseguir manter o aquecimento global limitado a 1,5 graus em relação aos níveis pré-industriais.

O relatório inclui também recomendações para sectores específicos, incluindo o sector dos transportes. O relatório afirma que, para a indústria automóvel, "a eliminação progressiva dos motores de combustão interna e a utilização de veículos elétricos oferecem o maior potencial de atenuação no sector". Esta conclusão está em consonância com as ações da Volvo Cars no sentido de eletrificar a sua frota e de se afastar dos automóveis movidos a combustíveis fósseis.