Dia Nacional da Segurança Infantil

Volvo é desde o primeiro dia pioneira na introdução de tecnologias inovadoras para o transporte de crianças em segurança

Volvo defende que cadeiras para crianças até aos 4 anos de idade deverão estar voltadas à retaguarda, pois essa é a única forma de garantir a sua segurança em caso de colisão.

No Dia Nacional da Segurança Infantil, que se celebra hoje dia 23 de Maio, a Volvo reforça a sua preocupação com a segurança automóvel e em particular a segurança infantil, temas centrais para a marca que, ao longo das últimas décadas, tem apresentado inúmeras e inovadoras soluções para tornar as viagens mais seguras para os seus passageiros mais novos e vulneráveis.

Neste dia Nacional da Segurança Infantil recordamos algumas das inovações Volvo neste capítulo cuja  herança em matéria de desenvolvimento, testes e guias para a correta instalação de cadeiras de criança é inigualável, tendo sido iniciada nos anos 60.

• 1964 - Protótipo da primeira cadeira infantil
Bertil Aldman apresenta o primeiro protótipo de cadeira infantil estando a Volvo intimamente envolvida no desenvolvimento com testes realizados num PV544.

• 1967 - cadeira com encosto especial para crianças
A primeira cadeira infantil vendida a clientes foi criada rodando o banco do passageiro dianteiro. Ao adicionar um encosto acolchoado com alças a Volvo garantia que a criança voltada para trás fosse mantida no lugar. A solução foi vendida como um acessório para o recém-lançado Volvo Amazon.

• 1972- apresentação da primeira cadeira de segurança de criança voltada para a retaguarda.
Uma novidade mundial de um fabricante de automóveis. A cadeira para criança era virada para trás, concebida para distribuir forças em caso de colisão e podia acomodar crianças até cerca de seis anos de idade.

• 1975 – 2ª geração de cadeira de criança voltada para trás
Tal como a sua antecessora, foi concebida para distribuir forças em caso de colisão para minimizar os ferimentos. Fixado por correias à estrutura da cadeira, este era um novo tipo de fixação, que era mais flexível e mais fácil de utilizar em comparação com a primeira geração.

• 1978 – primeiro banco elevatório para criança
O primeiro banco elevatório para crianças mais velhas foi apresentado pela Volvo Cars em 1978 e foi uma estreia mundial. Este banco elevatório posicionou a criança para uma proteção óptima através do cinto de segurança e estabeleceu um novo padrão global para a segurança infantil.
  • 1985 – segundo banco elevatório para criança
Banco elevatório com espuma de conforto e um encosto removível, melhorando o conforto. Este booster elevou a criança para ajudar a posicionar o cinto nas ancas, e a posição do cinto no ombro.

• 1986 - 3ª geração de cadeira de criança voltada para trás
Esta cadeira para criança foi pioneira nos princípios de fixação ainda hoje utilizados, incluindo uma perna de apoio para instalação no banco traseiro, que foi aprovada em 1990. A cadeira foi também desenvolvida para utilização no mercado dos EUA, onde esteve disponível durante alguns anos.

• 1989 - Banco elevatório totalmente novo
Este novo banco surgiu com guias de cinto redesenhadas e um encosto amovível e regulável em altura. O apoio lateral da cabeça do encosto proporcionou maior comodidade e conforto.

• 1990 – Primeiro assento elevatório integrado no banco.
Estreia mundial da Volvo Cars, fornecendo proteção integrada para crianças com quatro anos ou mais. Desenvolvido em conjunto com os sistemas de retenção do veículo, proporcionava proteção e conforto de primeira qualidade. Foi introduzida nas séries Volvo 850 e 900 com um design inteligente de dobragem e de saída

• 1994 - 4ª geração de cadeira de criança voltada para trás
Capaz de oferecer melhor proteção da cabeça e do impacto lateral. Era mais leve e fácil de transportar

• 1995 - Bancos traseiros duplos com reforço de assento
As primeiras almofadas elevatórias integradas para os assentos traseiros exteriores foram apresentadas pela Volvo Cars em 1995, permitindo a construção de duas almofadas elevatórias para crianças. Este novo design foi introduzido no Volvo S40.

• 2000 - Cadeira de criança virada para a retaguarda com ISOFIX
Apresentação da primeira cadeira mundial para crianças virada para trás com ISOFIX. Uma forma segura e fácil de instalar correctamente uma cadeira de criança e uma cadeira para bebé.

• 2005 - Novos cadeiras ISOFIX com Britax
Associação à Britax para desenvolver novas cadeiras ISOFIX voltadas para trás - Britax Baby Safe ISOFIX e Britax Fixway ISOFIX para crianças até aos quatro anos de idade.

• 2007 - Almofada elevatória integrada em duas fases
O primeiro banco elevatório mundial com duas alturas de assento, adaptável para crianças em crescimento. Permitiu uma melhor posição sentada, dependendo da altura da criança. Introduzido no Volvo V70 e XC70 com pré-tensores de cinto de segurança e limitadores de carga adaptados para crianças.

• 2009 - Nova geração de cadeiras para crianças
Novamente em cooperação com a Britax numa faixa etária desde o recém-nascido até aos dez anos de idade. Cadeiras para trás para crianças até 25kg (aprox. seis anos) e cadeiras elevadoras ajustáveis e confortáveis para crianças maiores.

• 2014 - Conceito de cadeira insuflável para criança
Cadeira infantil insuflável virada para trás, feita de tecido insuflável único e muito forte. É fácil de transferir entre automóveis quando não está a ser utilizada. Com apenas 5kg.

• 2015 - Conceito de cadeira de criança Excellence
Concebido exclusivamente para o XC90 Excellence. Esta é uma cadeira de criança giratória e trancada no lugar na zona do passageiro da frente, facilitando a entrada e saída de uma criança. Também permite o contacto visual com os passageiros dos bancos traseiros e tem um espaço de arrumação na lateral e na base do banco.

• 2016 - Nova coleção de cadeiras para criança
Desenvolvida em cooperação com a Britax. Tecido Volvo único com 80% de lã natural respirável para conforto e design escandinavo.

• 2019 - Introdução da função giratória
A inovação mais recente da Volvo Cars foi concebida para tornar a vida mais fácil. Com função giratória que permite virar a cadeira 90º graus na direcção da porta, tornando mais fácil sentar e fixar a criança.

Compromisso Volvo – Segurança Infantil
Inovações – Segurança Infantil