Novo Volvo EX30 eleva o nível de segurança nas cidades

O mais pequeno SUV da marca sueca irá estrear um sistema inovador de abertura de portas

O novo Volvo EX30 - 100% elétrico, será o SUV mais pequeno de sempre da Volvo Cars, e também uma referência em segurança, graças aos 96 anos de liderança e inovação da marca nesta área.

A Volvo é líder em segurança, sempre foi e sempre será e o novo Volvo EX30 é disso exemplo – um automóvel capaz de cuidar do condutor e dos demais em ambientes urbanos agitados.

Em estradas urbanas movimentadas, a abertura repentina da porta de um automóvel é responsável por um número significativo de acidentes com ciclistas. Estes acidentes com portas representam até um quinto de todos os acidentes com bicicletas registados em algumas cidades. Só no Reino Unido, de acordo com a Cycling UK, perdem a vida ou ficam gravemente feridas 60 pessoas em média, por ano, devido a acidentes desta natureza.

Para ajudar a reduzir este número, o Volvo EX30 está equipado com um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que o ocupante de um EX30 esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista ou a outro utente da via que esteja a passar.

O alerta de abertura de porta é uma das várias funcionalidades da Tecnologia Safe Space no Volvo EX30 que demonstra a forma como foram aplicados os mais elevados padrões de segurança da Volvo no seu novo pequeno SUV. Foi concebido para ser seguro para a cidade, com tecnologia especificamente destinada a proteger as pessoas em ambientes urbanos movimentados.

"Há muito que nos concentramos na segurança em ambientes urbanos, onde os automóveis partilham espaço com peões e ciclistas. Com o Volvo EX30 estamos a elevar a fasquia na segurança citadina, criando um pequeno SUV que é o companheiro perfeito para uma experiência de condução confortável, enquanto cuida de si e das outras pessoas nas ruas movimentadas das cidades modernas."

Åsa Haglund - Head - Safety Centre – Volvo Cars

Elevados níveis de segurança
Baseado nos conhecimentos de segurança únicos da marca e na investigação que a mesma realiza em acidentes reais, o EX30 foi concebido para ajudar a proteger o condutor e os passageiros em caso de colisão. Fá-lo através da mais recente tecnologia de retenção, e de um design estrutural de referência que cumpre os rigorosos requisitos de segurança internos - concebidos para preparar os automóveis Volvo para vários cenários do mundo real.

A proteção das pessoas no interior do automóvel em caso de acidente tem sido sempre uma prioridade para a Volvo Cars. O design estrutural do EX30 reflete o compromisso da marca que reforça a força da safety cage, dos pilares A, B e C, bem como do tejadilho.

Uma vez que se trata de um automóvel elétrico, é natural que a Volvo se tenha concentrado muito na integridade da bateria. O chassis e a safety cage são construídos com aço de alta resistência capaz de compensar, de uma forma eficiente, o impacto de uma possível colisão.

O EX30 inclui também um airbag lateral no interior do banco do condutor, concebido para ajudar a reduzir as lesões na cabeça e no tórax em caso de impacto.

No entanto, para além dos elevados padrões de segurança passiva da Volvo, o EX30 oferece também um conjunto avançado de novas funcionalidades de segurança ativa que ajudam a proteger as pessoas dentro e fora do automóvel.

Um automóvel que apoia o condutor quando este precisa
O Novo Volvo EX30 vem equipado, de série, com um novo sistema avançado de alerta ao condutor desenvolvido para o ajudar sempre que este não estiver no seu melhor. Para além da deteção de mãos no volante, o automóvel tem também um sensor especial, que funciona com algoritmos inteligentes e que se localiza atrás do volante, capaz de detetar os movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Desta forma, o EX30 pode tentar perceber se o condutor está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que este ainda não se tenha apercebido.

Na cidade, a nova funcionalidade de travagem automática em cruzamentos foi concebida para ajudar a evitar acidentes. No caso de outro automóvel cruzar inesperadamente o caminho à frente, a funcionalidade de intervenção automática de travagem irá imobilizar o EX30 e ajudar a mitigar ou a evitar uma colisão.

Em resumo, tal como qualquer outro Volvo, o novo EX30 está equipado com um vasto conjunto de sistemas de segurança ativa e de apoio ao condutor. A marca sueca irá partilhar mais detalhes sobre toda a tecnologia de segurança e apoio ao condutor no interior do EX30 aquando da sua apresentação.

Dia 7 de junho às 12:30 GMT, o nosso novo SUV 100% elétrico, Volvo EX30, será mundialmente revelado. Na mesma data, ficará disponível para encomendas em Portugal.

Se pretender acompanhar em primeira mão, as novidades do Novo Volvo EX30 preencha o formulário AQUI

Mantenha-se atento(a) revelaremos mais detalhes nas próximas semanas.

De 2018 a 2020 realizou o lançamento de vários automóveis com motorizações elétricas e em 2021 lançou em Portugal os primeiros modelos 100% elétricos da marca – O Volvo XC40 Recharge e o Volvo C40 Recharge. Segue-se o Volvo EX90, um SUV 100% elétrico que representa uma nova era para a marca e cuja apresentação mundial decorreu em finais de 2022, ano em que a Volvo Car Portugal evidenciou índices de eletrificação superiores não só à média mundial, como também à média europeia da Volvo Cars.
As vendas da gama Recharge já representaram 71% do total das vendas nacionais com o peso dos modelos 100% eletrificados a ascender aos 18%.