Volvo Cars anuncia novo Tech Hub em Cracóvia

A Volvo Cars apresentou esta semana o seu plano para a abertura de um novo Tech Hub em Cracóvia, a segunda maior cidade da Polónia.

Este será um centro chave para o desenvolvimento de software e irá desempenhar um papel crucial nas ambições estratégicas da marca que pretende ser totalmente elétrica até 2030 e líder em novas tecnologias.

Esta nova equipa de engenheiros em Cracóvia juntar-se à equipa global de talentos Volvo que irá aumentar a velocidade do desenvolvimento interno de software para áreas chave - desde a tecnologia de segurança central baseada no profundo conhecimento que a Volvo tem das causas que provocam os acidentes, até aos algoritmos de perceção e assistência ao condutor e software para a condução autónoma.

Outros desafios para as áreas de engenharia incluem o desenvolvimento das características associadas à próxima geração de automóveis ou o apoio a todo o trabalho de desenvolvimento através da análise de dados.

A Volvo pretende ter o novo Tech Hub operacional até ao final deste ano, com cerca de 120 engenheiros a operar no local. Até meados da década, a marca pretende empregar entre 500 e 600 pessoas em Cracóvia, que estarão em estreita ligação com os restantes Tech Hub da Volvo, não só os polos centrais da China e da Suécia, mas também os outros centros tecnológicos espalhados pelo mundo.

A importância do software

Como se demonstra pelo novo Volvo EX90, o mais recente modelo elétrico apresentado pela marca, a indústria automóvel está a mudar muito rapidamente sendo a importância do software cada vez maior nestes novos modelos.

Os futuros modelos Volvo serão 100% elétricos e cada vez mais vendidos online, alimentados por computadores de última geração com software desenvolvido internamente. Terão também a capacidade de se tornarem melhores ao longo do tempo graças a atualizações regulares de software realizadas remotamente (over the air).

Isto faz com que o desenvolvimento interno de software seja cada vez mais uma área crucial para a Volvo Cars e absolutamente fundamental para alcançar as suas ambições estratégicas, nas quais pretende ser uma empresa líder em novas tecnologias e comercializar somente automóveis 100% elétricos até 2030.

Para acelerar a sua transformação, a Volvo Cars está a recrutar milhares de talentos de engenharia em todo o mundo e o Hub de Cracóvia será mais uma peça fundamental nesse puzzle.

"Somos uma empresa que tem objetivos bem definidos e que é orientada pela tecnologia, pelo que a nossa nova geração de automóveis Volvo será mais do que apenas meios de transporte. Eles serão computadores sobre rodas, concebidos para serem atualizados remotamente com o novo software. Isso significa que o nosso Tech Hub de Cracóvia e o crescimento das nossas capacidades internas de desenvolvimento de software são cruciais para o nosso sucesso futuro".
Jim Rowan – CEO – Volvo Cars.

A Volvo Cars está presente na Polónia há cerca de 30 anos sendo Cracóvia um centro tecnológico emergente, com uma ampla rede de empresas de tecnologia presentes na região. Cracóvia tem também um grande sector de telecomunicações e uma indústria que tem fornecido vários talentos para outros locais onde a Volvo possui polos de engenharia.

A Volvo Cars será o primeiro construtor de automóveis a sedear-se na região através de um Tech Hub.

"Pretendemos atrair e recrutar os melhores talentos a nível mundial, estando presentes em locais estrategicamente importantes. Este novo Tech Hub de Cracóvia é um exemplo perfeito disso mesmo. Convidamos todos os interessados em moldar o futuro da mobilidade com uma marca que está, com a sua forte cultura e valores, na vanguarda do desenvolvimento tecnológico a juntarem-se a nós”.
Hanna Fager – Chief People Officer

A Volvo Cars tem outros Tech Hub a operar em Estocolmo e em Lund na Suécia, bem como em Bangalore na Índia. A marca possui também grandes centros de engenharia em Xangai, na China e em Gotemburgo, na Suécia, formando uma rede crucial de centros de inovação estrategicamente espalhados por todo o mundo.

De 2018 a 2020 realizou o lançamento de vários automóveis com motorizações elétricas e em 2021 lançou em Portugal os primeiros modelos 100% elétricos da marca – O Volvo XC40 Recharge e o Volvo C40 Recharge. Segue-se o Volvo EX90, um SUV 100% elétrico que representa uma nova era para a marca e cuja apresentação mundial decorreu em finais de 2022, ano em que a Volvo Car Portugal evidenciou índices de eletrificação superiores não só à média mundial, como também à média europeia da Volvo Cars.
As vendas da gama Recharge já representaram 71% do total das vendas nacionais com o peso dos modelos 100% eletrificados a ascender aos 18%.