Volvo Cars apresenta lucro operacional recorde no segundo trimestre de 2024

A marca sueca continua a fazer a sua transição para a eletrificação de forma rentável.

A Volvo Cars apresentou hoje os seus resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2024.

O lucro operacional (EBIT), excluindo joint ventures e associados, foi de 8,2 biliões de coroas suecas, (aproximadamente 710 milhões de euros) o maior valor de sempre num único trimestre, o que corresponde a um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2023.

A margem de lucro operacional correspondente atingiu um recorde de 8,1% quando comparado com os 6,3% registados no ano passado. Esta melhoria na rentabilidade foi o resultado de vários factores com destaque para a disciplina de preços da empresa, para o seu controlo interno de custos e para o crescimento sustentado das suas vendas.

Durante o trimestre, as vendas globais cresceram 15% em relação ao ano anterior, para 205.400 automóveis. Isto foi impulsionado pelo desempenho dos automóveis electrificados da marca - tanto híbridos plug-in como 100% electricos - cujas vendas cresceram 43% no segundo trimestre, em comparação com o período homólogo.

Durante o trimeste, 48% do volume global de vendas da Volvo Cars consistiu em automóveis híbridos plug-in e 100% electricos, cuja quota de vendas subiu para 26%. A forte procura dos automóveis electrificados da Volvo Cars, demonstrada pelas vendas do seu SUV mais compacto, o Volvo EX30, um verdadeiro sucesso de vendas que já se encontra entre os três automóveis elétricos mais vendidos na Europa, enquanto o Volvo XC60 PHEV continua a ser o híbrido plug-in mais vendido na Europa nos últimos meses.

“Apresentámos um forte desempenho no segundo trimestre de 2024, com uma rentabilidade recorde, demonstrando a nossa capacidade de criar valor apesar de um ambiente geopolítico e de um ambiente económico complexo. A nossa principal dinâmica operacional mantém-se firme, graças à força da nossa estratégia equilibrada, à nossa carteira de produtos e à nossa capacidade de resposta ágil e decisiva aos ventos contrários”

“A nossa marca e os nossos valores em torno da segurança e da sustentabilidade, bem como a nossa abordagem tecnológica única, continuam a ser bem recebidos junto dos clientes. Durante o ano, aumentámos a nossa quota de mercado na Europa para o nível mais elevado de sempre e aumentámos também a nossa quota nos EUA, gerindo simultaneamente a nossa posição de mercado na China” Jim Rowan CEO - Volvo Cars

O EX30 provou ser popular entre os clientes na Europa e noutros mercados. Isto reflectiu-se nas margens brutas da Volvo Cars, que aumentaram de 19,0% no ano passado para 22,8%. As margens brutas dos seus VEs atingiram um novo máximo de 20 por cento no período, demonstrando que a Volvo Cars continua a fazer a transição para a eletrificação de forma rentável.

Saiba mais AQUI

FOTOS