Volvo Cars apresenta resultados sólidos no Q3 2024

Empresa sueca apresenta a maior taxa de eletrificação entre as marcas premium na Europa.

A Volvo Cars apresentou hoje os seus resultados financeiros relativos ao 3º trimestre de 2024.

O lucro operacional (EBIT), excluindo joint ventures e associados, foi de 5,7 biliões de coroas suecas, (aproximadamente 500 milhões de euros) tendo a margem de lucro operacional atingido 6,2% quando comparado com os 4,3% registados no ano passado.

Durante o trimestre, as vendas globais cresceram 3% em relação ao ano anterior, para 172.849 automóveis com o desempenho dos automóveis electrificados da empresa - tanto híbridos plug-in como 100% electricos – a atingir 48% do total mundial.

Esta quota de eletrificação da Volvo Cars foi a mais elevada entre as marcas automóveis premium na Europa.  Neste mercado, a quota de mercado da Volvo subiu neste trimestre de 1,7% em 2023 para 2,4% em 2024, alicercado na excelente performace dos modelos EX30 e XC60.

Por outro lado, nos primeiros nove meses de 2024, as vendas mundiais da marca também cresceram 10%. Isto faz com que a empresa apresente uma base de crescimento superior ao mercado de automóveis premium em 2024, que deverá crescer menos de 1% este ano.

“Não podemos controlar as actuais incertezas geopolíticas e os ventos económicos contrários. Mas podemos tentar navegá-los com velocidade, propósito e um foco claro. Mais do que nunca, o nosso foco é preservar o cash flow e, ao mesmo tempo, criar valor - para os nossos acionistas, clientes e funcionários. Já provámos anteriormente que somos capazes de enfrentar desafios e vamos enfrentá-los novamente. O negócio não é um jogo de perfeição, é um jogo de progresso. E apesar dos desafios actuais, a Volvo Cars está a fazer progressos. Isto está perfeitamente demonstrado nos nossos resultados, na nossa tecnologia, no nosso talento e, em última análise, nos nossos automóveis.”

Jim Rowan
CEO - Volvo Cars