Volvo EX90 – Design elegante, seguro e eficiente

Os desafios de design do próximo modelo da Volvo

A cada novo automóvel, a Volvo tenta conjugar, em perfeita harmonia, forma, função e inovação tecnológica. Isso volta a ser verdade no próximo modelo 100% elétrico da marca, o novo Volvo EX90.

A abordagem de design escandinavo é simples, tendo este novo SUV sido concebido para cumprir um objetivo: ser um modelo familiar totalmente elétrico, elegante e eficiente e capaz de integrar os padrões de segurança mais elevados de sempre, para a Volvo.

Mas, como os designers da Volvo têm vindo a provar ao longo dos anos, o lado prático e a segurança não têm de comprometer a estética. Um dos exemplos que melhor ilustra esta frase é a forma como a Volvo integrou o sistema lidar, que será de série no novo Volvo EX90 - Um sistema de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade sendo capaz de detetar, por exemplo, peões até 250 metros de distância.

Ao trabalhar com vista à introdução de sistemas de condução autónoma sem supervisão, o sistema lidar será uma das bases dos sistemas de segurança.

(veja o vídeo AQUI)

“Em termos de design foi um desafio conseguir integrar o lidar de uma forma que tenha não só boa aparência como ótima integração nos sistemas de segurança. Funcionará como a visão do automóvel, e embora pudesse ter sido colocado à volta da zona da grelha - o que seria equivalente a ter olhos nos joelhos - faz muito mais sentido colocá-lo o mais alto possível para que consiga ter o máximo alcance. É por isso que, em conjunto com os nossos engenheiros, decidimos integrá-lo na linha do tejadilho para maximizar a sua eficácia.”
T. Jon Mayer - Head of Exterior Design – Volvo Cars

Racionalizar para melhorar a autonomia
Moldar e formar o exterior de um automóvel elétrico representa uma oportunidade para o design mostrar a sua eficiência.

Um bom modelo elétrico tem de contar com uma superfície suave e aerodinâmica – pois a resistência  aerodinâmica é inimiga da eficiência. O Volvo EX90 foi criado pretendendo otimizar a autonomia, por isso o design concentrou-se também neste aspeto.

Com uma frente elegante e arredondada, combinada com puxadores das portas e vidros nivelados, a Volvo consegue assegurar que o ar flui sem interrupções em direção à traseira. Estes são elementos que afetam o denominado coeficiente aerodinâmico, utilizado para aferir a eficiência aerodinâmica dos automóveis.

Graças a estas opções de design exterior, o Volvo EX90 atinge um coeficiente aerodinâmico de 0,29 - um número muito competitivo para um veículo com as dimensões deste SUV de 7 lugares.

“Inspirámo-nos na conceção de iates para delinear as proporções do Volvo EX90.  Se olharmos para a frente, este automóvel apresenta-se orgulhoso e confiante – com inspiração na capacidade de um veleiro atravessar as ondas no oceano. Mas, em geral, é também mais redondo, o que permite que o ar circule à sua volta de forma mais eficiente.” T. Jon Mayer.

Uma confiança calma e subestimada
Para muitas das escolhas de design do novo Volvo EX90, a fonte de inspiração voltou a ser a raíz escandinava da Volvo.

Os dias de verão escandinavos, leves e longos e os invernos escuros e sombrios, inspiraram a inclusão de um teto panorâmico e de muito vidro na cabine, deixando entrar o máximo de luz possível.

“Dedicámos muito tempo à iluminação dentro do EX90, tentando criar um interior quente e uma expressão um pouco mais fria para o exterior. Isto está também ligado à forma como as pessoas na Escandinávia são muitas vezes vistas. Há uma confiança calma e subestimada que muitos entendem, ao início, como frieza. No entanto, ao conhecer melhor as pessoas, descobrimos que são realmente afáveis. É exatamente essa mesma confiança que estamos a tentar transmitir na expressão dos nossos modelos” . T. Jon Mayer.

O novo Volvo EX90 tem estreia agendada para o próximo dia 9 de novembro.

Fotos em alta resolução