Volvo Recharge Roadshow levou a eletrificação a todo o país.

Realizou-se este fim de semana, em Castelo Branco, nas instalações do concessionário A. Matos Car, a etapa final do Volvo Recharge Roadshow.

A iniciativa, criada pela Volvo Car Portugal em colaboração com a World Shopper, teve como principal objetivo quebrar barreiras, mitigar ansiedades e esclarecer todas as dúvidas relacionadas com uma nova e inegável realidade - a transição para a mobilidade elétrica.

O Volvo Recharge Roadshow teve início em Vila Real, no passado dia 14 de maio, e desde então passaram 57 dias em que o Roadshow se desdobrou por 23 etapas. Os 2 automóveis 100% elétricos da Volvo – um XC40 e um C40 rodaram por mais de 5.000kms sem emissões e sempre com bateria! O evento entusiasmou 700 pessoas de norte a sul e na Madeira.

“Na génese deste evento está o facto de sabermos existirem ainda existem muitas duvidas relativamente à eletrificação: a autonomia e como geri-la, as baterias e o seu ciclo de vida, o valor residual dos automóveis daqui a alguns anos, a infraestrutura - onde e como carregar … quisemos ir até às pessoas, independentemente de serem ou não clientes Volvo, e responder de forma simples, aberta e sem tecnicalidades às suas perguntas. Foi muito gratificante a participação e a interatividade gerada em cada uma das ações. A Volvo Car Portugal quer assumir um papel ativo e pedagógico neste momento tão importante em que, naturalmente, as dúvidas e inquietações surgem, como é próprio de qualquer momento de transição ou mudança, o Recharge Roadshow foi um desses momentos, outros se seguirão.”
Aira de Mello – Diretora de Consumer Experience da Volvo Car Portugal

“Estudamos a mobilidade elétrica há mais de 10 anos. Para nós é sempre um prazer ir ao terreno perceber as pessoas e assim complementar o trabalho teórico que temos vindo a fazer. Com o Recharge Roadshow foi possível aferir as dúvidas atuais das pessoas. Acreditamos que a mobilidade elétrica não é difícil mas representa uma mudança de hábitos num sector onde há mais de 100 anos “metemos combustível”.  As pessoas têm uma curiosidade crescente em relação aos automóveis elétricos que considero muito adaptados às condições atuais de circulação - limites de velocidade, silêncio e qualidade de vida numa condução tranquila e despreocupada.

Em relação a estes modelos da Volvo, que tivemos oportunidade de testar ao longo do Roadshow, gostaria de destacar a simplicidade quer ao nível do design quer ao nível das funcionalidades num estilo muito sueco. Uma característica muito singular que se destaca em relação à oferta elétrica atualmente existente é a indicação muito precisa, no sistema de infotainment, da autonomia disponível no destino, um pormenor muito importante para o planeamento das viagens em modo elétrico”

Ricardo Oliveira – World Shopper | Viver Elétrico

Modelos 100% elétricos são um sucesso em Portugal

Em 2021, a Volvo iniciou a comercialização em Portugal dos seus primeiros modelos 100% elétricos, o  XC40 Recharge e o C40 Recharge, que desde então têm vindo a receber excelente aceitação.

No primeiro semestre de 2022, as vendas destes dois modelos já representaram 12% do total da marca no País, uma taxa de referência pois é superior à media europeia e mundial da marca que se cifra nos 10% e nos 8% respetivamente.

Compromisso total com a eletrificação

A Volvo Cars foi um dos primeiros construtores mundiais a assumir um compromisso com a eletrificação tendo-o colocado no centro das suas operações. Essa estratégia valeu à marca sueca um reconhecimento ao nível das Nações Unidas.

A Volvo Cars ambiciona ter vendido 1 milhão de viaturas eletrificadas em todo o mundo até 2025.

Este compromisso total com a eletrificação faz parte do ambicioso plano ambiental da marca que pretende ser ambientalmente neutra a partir de 2040.

Atualmente a sua taxa de comercialização de modelos eletrificados (Volvo Recharge) é já superior a 50% do total das vendas, sendo uma das taxas mais elevadas da marca na Europa.