VTT participa no desenvolvimento da produção de etanol celulosico no Brasil

A VTT exporta sua experiência como desenvolvedor de tecnologia de processamento de biomassa para o Brasil. A Odebrecht, um conglomerado e uma das maiores empresas do hemisfério sul, está fazendo os preparativos para produção de etanol de segunda geração e planeja construir uma planta de demonstração. A VTT atua como parceiro de pesquisa da Odebrecht, encarregado de desenvolver a tecnologia utilizada nos processos da empresa.

A VTT faz uso de sua experiência no desenvolvimento de tecnologia de processamento de biomassa, aplicando-a a indústria de transformação de biomassa de cana-de-açúcar brasileira. O centro de pesquisa da VTT no Brasil receberá R$ 10 milhões (cerca de 3,8 milhões de euros) em fomento pelo programa PAISS, que apoia inovações na indústria brasileira de cana-de-energia, para o desenvolvimento de tecnologia de produção para a nova planta de demonstração da Odebrecht.

O projeto de desenvolvimento visa combinar a produção de etanol de segunda geração à base de celulose, com a produção de etanol de primeira geração e integração destes com a produção de bio eletricidade.

O fundo de fomento, PAISS, é um programa de estímulo à reforma do setor sucroenergético e setores químicos, criada pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e pela FINEP, Agencia Brasileira de Inovação.

A VTT exporta sua expertise para o Brasil, especialmente no papel de uma desenvolvedora de tecnologia de processamento de biomassa. A VTT coopera com empresas locais e institutos de pesquisa no uso de biomassa como recurso na produção de produtos químicos, energia e produtos à base de celulose. A VTT Brasil, fundada em 2011, é um centro de pesquisa que coopera com empresas finlandesas que operam no Brasil, e com universidades locais e institutos de pesquisa.

Para mais informações, favor contatar:

VTT Technical Research Centre da Finlândia
Matti Siika-aho, Principal Cientista
tel. +358 20 722 5137, matti.siika-aho@vtt.fi

VTT Brasil
Nilson Boeta, Diretor Geral
tel. +55 11 4064 9913, nilson.boeta@vttbrasil.com

Further information on VTT:

Senior Vice President, Communications

VTT Technical Research Centre of Finland is a leading multitechnological applied research organization in Northern Europe. VTT creates new technology and science-based innovations in co-operation with domestic and foreign partners. VTT’s turnover is EUR 290 million and its personnel totals 3,100.

Tags: