88% dos portugueses espera aproveitar a Black Friday deste ano

Lisboa, 14.11.2023

359€ é o valor médio que os portugueses tencionam gastar nesta Black Friday

88% DOS PORTUGUESES ESPERA APROVEITAR A BLACK FRIDAY DESTE ANO

• Estudo da Netsonda para a Worten revela que 88% dos portugueses tenciona comprar na Black Friday deste ano
  • Quase metade (45%) refere que irá comprar tanto online como nas lojas físicas, abaixo do ano passado (51%)
  • 359€ é o valor médio que os portugueses tencionam gastar nestas compras, mas 42% dos inquiridos afirma que vai gastar menos que no ano passado
  • Produtos de tecnologia continuam a ser os mais procurados, seguindo-se a moda e acessórios e os eletrodomésticos, mas o destaque vai para o crescimento dos livros (29%), que ultrapassou os perfumes e a cosmética
  • A loja mais recordada em campanhas Black Friday é destacadamente a Worten (84%), mais 37 pontos percentuais do que a segunda marca mais recordada

Nove em cada 10 inquiridos refere que tenciona comprar na Black Friday deste ano, sendo que a previsão de compra será sobretudo omnicanal (loja online e física), tal como observado no ano passado. Seja para compras pessoais ou para antecipar as compras de Natal, os portugueses continuam a aproveitar a campanha de Black Friday e a prova disso é que planeiam gastar, em média, cerca de 359€, um valor ligeiramente superior ao do ano passado (+33€).

Os dados, que constam de um estudo realizado pela Netsonda em parceria com a Worten, mostram que 45% dos inquiridos prevê fazer as compras tanto online como nas lojas, o que traduz uma diminuição da compra em ominicanal face ao ano anterior (51%). Dos que irão comprar ou irão eventualmente comprar, 28% pretende fazê-lo exclusivamente online e 21% exclusivamente offline. Isto mostra uma tendência de crescimento em ambos os canais face ao ano anterior com 24% e 14%, respetivamente.

A tecnologia continua a ser a categoria que tem maior intenção de compra na Black Friday, seguida de moda/ acessórios, eletrodomésticos e livros, que sobem ao 4º lugar nas preferências de compra dos consumidores portugueses. Apesar de manter o 2º lugar, a categoria moda/ acessórios perde terreno (40% em 2023 / 47% em 2022), assim como as categorias de perfumes/ cosméticos (17% em 2023 / 27% em 2022) e jogos/ brinquedos (14% em 2023 / 18% em 2022) que diminuem significativamente face a 2022.

Apesar de o valor médio que os portugueses tencionam gastar (359€) estar em linha com o do ano passado (+30€), 42% dos inquiridos diz que vai gastar menos do que no ano passado. São as mulheres e os mais velhos (45-54 anos) que mais esperam retrair os seus gastos nesta altura, por outro lado são os mais novos que esperam gastar mais.

Aproveitar as promoções para si próprio continua a destacar-se como a principal vantagem associada à campanha Black Friday, com 71%. Segue-se poder comprar com promoções (54%) e antecipar as compras de Natal (48%), sendo que nesta última verifica-se uma descida de 4 pontos percentuais face ao ano anterior.

Dois em cada 5 potenciais compradores na Black Friday deste ano costumam começar a acompanhar preços com antecedência, sobretudo quem já comprou anteriormente na Black Friday, enquanto que 1/3 não faz qualquer tipo de preparação. De acordo com o estudo, a maior parte dos inquiridos (48%) faz esta preparação com 1 a 2 meses de antecedência e 37% começa a fazer 1 mês antes.

Em 2023, quase a totalidade dos Portugueses com 18 a 54 anos sabe o que é a Black Friday (98%), continuando a associar espontaneamente esta campanha a compras com descontos/ preços baixos em várias lojas. Worten continua a destacar-se como a loja mais recordada em campanhas Black Friday, tanto em top of mind como no total espontâneo, continuando a crescer significativamente (+4pp face a 2022). Fnac e Rádio Popular completam o top 3.

“A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para a Worten e é muito satisfatório perceber que estamos no top of mind dos portugueses quando pensam em boas oportunidades de compra. Este ano “é tudo à grande” num mês inteiro de grandes descontos em milhares de produtos e entregas grátis para quem comprar online. De salientar que este ano, além do site e das lojas, temos também a app Worten onde vamos, inclusive, ter grandes vantagens e passatempos”, afirma António Fuzeta da Ponte, Head of Brand and Communication da Worten.

Metodologia e Amostra:
Foi realizado um estudo quantitativo através da aplicação de um questionário online junto do painel Netsonda. Com uma amostra representativa da população portuguesa entre os 18 e os 54 anos. Foram feitas 1.000 entrevistas online entre os dias 14 e 21 de setembro de 2023.