PORTUGUESES APROVEITAM BLACK FRIDAY PARA ANTECIPAR COMPRAS DE NATAL

89% dos portugueses vão comprar na campanha deste ano

• Estudo Netsonda para a Worten revela que 89% dos portugueses quer comprar na campanha Black Friday deste ano
  • Mais de metade (51%) refere mesmo que irá comprar tanto online como nas lojas físicas: intenção de compra nestes dois canais está em linha com o ano passado
  • 326€ será o valor médio que os portugueses tencionam gastar nestas compras Black Friday; 41% dos inquiridos afirma que vai gastar menos
  • Produtos de tecnologia continuam a ser os mais procurados, seguindo-se a moda e acessórios e os eletrodomésticos; os perfumes e cosmética voltam a subir na intenção de compra depois dos últimos dois anos terem registado um valor mais baixo
  • A loja mais recordada em campanhas Black Friday é destacadamente a Worten, com um aumento significativo face a 2021, mais 11 pp

Seja para compras pessoais ou antecipar as compras de Natal, os portugueses continuam a aproveitar a campanha de Black Friday. Prova disso é o facto de 89% referir que tenciona comprar neste período promocional, planeando gastar, este ano, em média, cerca de 326€, um valor semelhante a 2021.

Estes dados são de um estudo realizado pela Netsonda em parceria com a Worten, no final de setembro, que mostram que os portugueses tencionam comprar na Black Friday sendo que mais de metade (51%) refere que o fará tanto online como nas lojas físicas. O canal online, por si só, passa a merecer a preferência de 24% dos consumidores e em loja 14%, mais 3pp e 1pp em relação ao ano passado, respetivamente.

Apesar do valor médio que os portugueses tencionam gastar estar em linha com o do ano passado, há um aumento significativo na percentagem de indivíduos que referem que vão gastar menos comparativamente com o ano passado (41%). São os mais velhos que mais esperam retrair os seus gastos nesta altura, por outro lado são os mais novos que esperam gastar mais.

Tecnologia continua a ser o segmento mais procurado (51%), seguido pelos produtos de moda e acessórios (47%) e pelos eletrodomésticos (36%).  Perfumes e cosmética, que sempre foi uma categoria forte na campanha, voltam a subir na intenção de compra (27%), depois dos últimos dois anos terem registado um valor mais baixo, devido aos períodos de confinamento.

As vantagens mais associadas à campanha Black Friday continuam a ser aproveitar as promoções para si mesmo (68%) e antecipar as compras de Natal (52%). Relativamente aos destinatários das compras na Black Friday, a maioria (86%) afirma que produtos que irá adquirir destinam-se a si próprios, 45 % para o companheiro/a e 42% para os filhos.

De acordo com este estudo da Netsonda, a Worten continua a ser a marca mais recordada em campanhas Black Friday (81%), com um aumento significativo face a 2021, mais 11 pp. “A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para a Worten e é muito satisfatório perceber que estamos no top of mind dos portugueses quando pençam em boas oportunidades de compra. Este ano queremos continuar a reforçar que a Worten ‘tem tudo e mais não sei o quê’, onde podem aproveitar, num só sítio, as melhores promoções desta época,” afirma António Fuzeta da Ponte, Head of Brand and Communication da Worten.

Consulte em anexo as principais conclusões do estudo da Netsonda.