Worten ‘Transforma Tudo em TUMO'' com nova campanha

Reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos na Worten reverte para o TUMO Portugal

Este ano, o
Worten Transforma passa reverter a favor do TUMO Portugal, ajudando a empoderar uma nova geração;

Todos os equipamentos antigos ou avariados entregues na Worten para reciclar vão ajudar este inovador projeto de Educação;

A nova campanha do Worten Transforma conta com a parceria da ERP Portugal e arranca dia 14 de outubro, com Ricardo Araújo Pereira e Inês Aires Pereira a incentivarem à reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos avariados ou obsoletos, para apoiar a formação de jovens do TUMO;

De 15 a 24 de outubro, na compra de um grande eletrodoméstico (classe energética A, B ou C), ou de uma máquina de café automática, os clientes Worten recebem 15% de desconto extra ao entregarem o seu equipamento antigo*.

Este ano, o Worten Transforma, programa de responsabilidade social e ambiental da Worten, que existe desde 2009, mudou e vai associar-se ao TUMO Portugal, um centro de tecnologias criativas, gratuito para jovens dos 12 aos 18 anos.

Desta forma, a Worten associa dois eixos estratégicos para a marca – Sustentabilidade e Educação com foco na tecnologia. Assim, a entrega de um eletrodoméstico antigo, estragado ou obsoleto na Worten para ser reciclado de forma correta, com a ajuda da ERP Portugal, passa a representar simultaneamente ajudar o Ambiente e empoderar uma nova geração.

É essa a mensagem da nova campanha Worten Transforma, hoje lançada, e cujo conceito criativo ‘Transforma Tudo em TUMO’ incentiva à reciclagem com a ajuda de Ricardo Araújo Pereira e Inês Aires Pereira. Na campanha, os eletrodomésticos, pequenos ou grandes, que já não têm utilização em casa, transformam-se em alunos do TUMO nas mais variadas áreas de ensino, neste caso cinema e fotografia. Com criatividade da Fuel e direção criativa de João Madeira da Silva, realização de António Amaral e produção da Major West, e consultoria da Pro(u)d, a campanha chega já hoje a Televisão, Rádio, Digital, Loja e Redes Sociais.

Para a Worten, é essencial devolver e colaborar com a comunidade, e é através do Worten Transforma que temos ajudado centenas de instituições. Este ano, a Worten quis dar um novo caminho ao Worten Transforma, associando-se aos jovens e à Educação. Trata-se de valores muito importantes para a Worten, e vemos no TUMO um projeto educativo que nos diz muito, ao juntar tecnologia e criatividade para o empoderamento de uma nova geração. É um projeto revolucionário e inovador, que muito nos orgulhamos de apoiar.”, explica Miguel Mota Freitas, CEO da Worten Portugal. “Para que o nosso apoio possa chegar mais longe, lançámos também esta campanha que não só dá a conhecer o Worten Transforma e o TUMO, mas também incentiva à reciclagem de equipamentos, com a importante mensagem de que a Worten transforma equipamentos antigos, para que o TUMO Portugal possa transformar a Educação.”

Lançado em 2009, o Worten Transforma promoveu até hoje a reciclagem de mais de 66 mil toneladas de REEE, o que se transformou no apoio a cerca de 3000 instituições com 25 mil novos equipamentos doados, impactando cerca de 700 mil utentes. Em 2024, o programa passa a apoiar o TUMO Portugal, um centro de tecnologias criativas para jovens dos 12 aos 18 anos, que vem complementar o ensino regular e ajudar a revolucionar a Educação, com a oferta de formação gratuita nas áreas de Tecnologia e Criatividade, em horário pós-escolar, através de workshops e laboratórios, em oito vertentes diferenciadas: Programação, Animação, Desenvolvimento de jogos, Design gráfico, Cinema, Robótica, Música e Fotografia. O primeiro centro TUMO abriu portas em Coimbra em 2023, seguindo-se do TUMO Lisboa, mas o objetivo é chegar aos 10 centros em Portugal. O apoio do Worten Transforma materializou-se já no equipamento das instalações do TUMO Lisboa, recentemente inaugurado, em setembro de 2024.

Para incentivar a entrega de eletrodomésticos avariados ou obsoletos na Worten e a sua substituição por equipamentos com certificação energética, entre 15 e 24 de outubro, na compra de um grande eletrodoméstico (classe energética A, B ou C) ou de uma máquina de café automática, os clientes recebem 15% de desconto extra, ao entregarem o seu equipamento antigo*.

*Não abrange artigos de encastre, assim como artigos das marcas Becken e Kunft