WORTEN E INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO INAUGURAM HOJE O NOVO LABORATÓRIO DE LOGÍSTICA

Log.lab powered by Worten é o novo Laboratório de Logística do Instituto Superior Técnico

• O Log.lab abre hoje portas no Polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico, no Taguspark;
  • A inauguração do laboratório representa mais um passo na parceria estratégica entre a Worten e o Técnico de Lisboa;
  • A parceria na área da engenharia e gestão industrial e da logística está assente em eixos estratégicos, como o Talento e a Responsabilidade Social, e prevê várias iniciativas conjuntas.

A Worten e o Instituto Superior Técnico inauguram hoje, dia 14 de maio, o novo Laboratório de Logística – Log.lab, powered by Worten, no Polo de Oeiras do Técnico, no Taguspark. O Log.lab foi criado no âmbito da parceria estratégica entre a Worten e o Instituto Superior Técnico, que teve início em janeiro de 2022, com foco na área da Engenharia e Gestão Industrial e da Logística.

Assente em eixos estratégicos, como o Talento e a Responsabilidade Social, a parceria prevê o desenvolvimento de várias iniciativas conjuntas, entre as quais um prémio de mérito anual, doação de equipamentos para proporcionar mais e melhores meios educacionais, formação avançada com a atualização profissional para os colaboradores da Worten, e workshops Universidade-Indústria, com o objetivo de estreitar a ligação Técnico-Worten e fomentar outras iniciativas.

Nos últimos dois anos, foram dados importantes passos neste sentido, com a atribuição do Prémio de Mérito Worten na Unidade Curricular de Gestão de Armazéns e Materiais a estudantes do Instituto Superior Técnico, que conta já com 3 edições, e a criação dos Cursos de Especialização em Logística 5.0 e Gestão da Qualidade, desenhados especialmente para a Worten, com vista à atualização das competências dos seus colaboradores, em alinhamento com a evolução e as tendências do mercado. A parceria vai mais além, prevendo a continuação da atribuição do prémio de mérito e apoio a uma tese de doutoramento, permitindo desenvolver projetos de investigação inovadores e alinhados para a resolução de problemas reais.

A supply chain é uma área de extrema importância para o negócio da Worten e na qual temos vindo a apostar cada vez mais, como parte de uma forte estratégia omnicanal. Investir no conhecimento em áreas como a Logística e a Gestão Industrial e conhecer as últimas tendências do setor, nomeadamente as potencialidades da transformação digital e da Logística 5.0, é fundamental para manter os nossos colaboradores atualizados e preparados para responder rapidamente às exigências do mercado. A parceria com o Técnico, que dá agora um importante passo com a inauguração do novo laboratório, permite-nos fazer isso mesmo.”, explica Miguel Mota Freitas, CEO da Worten.

O novo laboratório vem potenciar a formação em áreas como a Logística, Gestão de Armazéns, Gestão de Operações ou até Gestão de Cadeias de Abastecimento, com uma grande componente prática e onde o potencial de aplicação de conhecimentos de outras áreas é muito elevado. Trata-se de um espaço flexível, com um grande potencial para vir a abranger também alunos e docentes de outras áreas de conhecimento, como por exemplo através do desenvolvimento de ferramentas e soluções do domínio de Engenharia Informática e Computadores, Robótica, entre outros.

Na génese do Log.lab está uma ideia das professoras do Instituto Superior Técnico, Susana Relvas e Tânia Ramos, co-responsáveis pelo projeto, e que desde 2016 planeiam a criação de um laboratório associado à temática da Logística. Apoiado desde logo pelo restante Departamento de Engenharia e Gestão, só mais tarde foi levado à prática, graças à parceria com a Worten. “Da ideia do laboratório à sua concretização foi feito um longo caminho, mas que permitiu alavancar a nossa ideia com a equipa da Worten, a qual partilhou do nosso entusiasmo desde o início. Este é um exemplo de como as parcerias empresariais podem trazer benefícios mútuos ao Técnico e às empresas suas parceiras. Tal é possível através da construção, em conjunto, de diferentes iniciativas que envolvem alunos e docentes e que os colocam em contacto com o mundo profissional de forma ativa.”, afirmam as professoras responsáveis. “Agora é tempo de desenvolver e implementar iniciativas no laboratório, que pretendemos que estejam alinhadas com três dimensões: Ensino, Investigação & Inovação e, ainda, ligação à Sociedade”.

O novo laboratório vem materializar a aposta da Worten na área da Engenharia e Gestão Industrial e da Logística, algo que ainda não tinha sido explorado pela rede de parceiros e onde o Técnico tem uma competência muito forte.