WORTEN INAUGURA NOVA SEDE NO WORLD TRADE CENTER

· Novo escritório, com uma área de aproximadamente 6.000 metros quadrados, foi desenhado para potenciar formas de trabalhar mais ágeis, flexíveis e digitais.

· O projeto está alinhado com a nova visão de trabalho da Worten: mais sustentável, mais digital, mais colaborativa e com maior foco no bem-estar e work life balance dos colaboradores.

· O design do novo escritório, a cargo da equipa de Arquitetura e Design, em parceria com a Jump Studios preza a modernidade no local de trabalho, aliada à tecnologia.

· Toda a jornada do colaborador está assente em tecnologia, através da app MyWorten, eliminando os cartões físicos e o papel.

· Primeiro edifício a receber as certificações LEED Gold e Well Gold, confirmando que o ambiente e as pessoas estão em primeiro lugar.

A Worten inaugurou a sua nova sede num dos maiores centros de negócios do país, o recém-inaugurado World Trade Center. O novo escritório, com uma área de aproximadamente 6.000 metros quadrados, foi desenhado para potenciar formas de trabalhar mais colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais.

Na génese desta mudança esteve a necessidade da criação de uma sede mais moderna e funcional, focada na retenção e atração de novos talentos como explica o CEO da Worten, Miguel Mota Freitas “Cientes de que o local e o modelo de trabalho são, cada vez mais, variáveis importantes de atração e retenção de talento dentro das empresas, queremos, com a mudança para estes novos escritórios, proporcionar toda uma 'employee experience' inspiradora, que permita manter as pessoas motivadas, a trabalhar em equipa, com entusiasmo e utilizando as mais avançadas tecnologias, num ambiente agradável, colaborativo, saudável e sustentável".

O design do novo escritório foi da responsabilidade da equipa de Arquitetura e Design, em parceria com a Jump Studios na fase de Design Thinking, e preza a modernidade no local de trabalho, aliada à tecnologia, garantindo um ambiente de agilidade e flexibilidade. Uma das principais preocupações foi, precisamente, a adaptação do escritório às novas tendências de trabalho flexível e híbrido. Perante estes novos modelos de trabalho, a componente tecnológica e digital foi reforçada para facilitar, agilizar e maximizar a experiência de trabalho individual ou em equipa.

Além do espaço open space, em formato hot desking, foram criadas zonas de trabalho consoante as necessidades dos colaboradores, com cabines individuais com isolamento acústico e diversas salas para reuniões internas e externas, incluído espaços mais informais e disruptivos, com baloiços, que vão estimular a criatividade das equipas. A nova sede tem, ainda, um “Studio”, um espaço totalmente equipado e pensado para a comunicação através das novas tecnologias, nomeadamente produção de vídeos e um Auditório multifuncional, que permitirá uma constante dinâmica de oradores e partilhas inspiradoras e relevantes para os colaboradores.

Toda a jornada do colaborador está assente em tecnologia, através da app MyWorten, desde a gestão de acessos, marcação de lugares e espaços para reuniões, acesso ao edifício e ao elevador e reservar refeições no restaurante, eliminando os cartões físicos e o papel.

O bem-estar e work life balance dos colaboradores também ganha um maior relevo no novo escritório. Os colaboradores vão ter acesso espaços de relaxamento e descompressão, jardins interiores e exteriores, zona lounge e rooftop, cacifos pessoais e de encomendas, um gabinete médico, sala de amamentação e um espaço de refeição com um novo conceito. No Worten Wonder Restaurant, liderado pelo Chef Miguel Castro e Silva, os colaboradores vão ter acesso a uma ementa variada, com opções inclusivas e que privilegiam as diferentes opções de alimentação.

A escolha da nova localização também está intimamente ligada aos colaboradores aos novos conceitos de trabalho. O World Trade Center é um espaço flexível, adaptável e evolutivo que vai agregar três grandes benefícios: plataforma de negócios sustentada em modelos que favorecem o sucesso empresarial, um workplace orientado para o futuro, para a tecnologia e para a produtividade e um ambiente que favorece um lifestyle focado na sustentabilidade e no bem-estar, que tornou este no primeiro edifício a receber as certificações LEED Gold e Well Gold, confirmando que o ambiente e as pessoas estão em primeiro lugar.

“O facto de este edifício ter as certificações LEED Gold e Well Gold foi um fator especialmente valorizado pela Worten nesta decisão, uma vez que a sustentabilidade foi também um fator prioritário no desenvolvimento da nova sede" Acrescenta Miguel Mota Freitas.

A escolha dos materiais utilizados no novo escritório teve em atenção a pegada de carbono de cada material, optando-se pelos mais sustentáveis. Todo o escritório tem sensores de consumo de água, bem como de iluminação, que combinam a luminosidade exterior com a interior reduzindo, assim, consumos energéticos; a energia provém de fontes renováveis e a qualidade do ar interior é monitorada por Inteligência Artificial garantindo além da temperatura ambiente estável na referência de conforto, os níveis de humidade e CO2 no espaço. Também ao nível da mobilidade houve uma preocupação acrescida com a disponibilização de autocarros próprios para colaboradores e 20 postos de carga para viaturas elétricas.