• Worten/

WORTEN REDUZ CONSUMO ENERGÉTICO NAS LOJAS ATRAVÉS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Lisboa, 15.09.2021

Marca adere ao SATO, projeto de inovação da União Europeia

· SATO, projeto de inovação com chancela da União Europeia (UE), conta com o apoio da Worten, a única marca de retalho presente no consórcio

· Projeto vai recorrer à Inteligência Artificial (IA) para avaliar e otimizar o consumo energético das lojas Worten

· Permitirá ainda monitorizar e analisar os eletrodomésticos domésticos, antecipando as necessidades dos consumidores

· SATO envolve um investimento global da UE de sete milhões de euros

A Worten será a única marca do retalho a apoiar um dos mais recentes projetos de inovação financiados pela União Europeia (UE), designado por SATO – Self Assessment Towards Optimization of Building Energy. Este projeto irá realizar, através de um sistema de Inteligência Artificial (IA), análises autónomas de avaliação e otimização dos equipamentos existentes nos edifícios ou em lojas (no caso da Worten), com o objetivo de melhorar a performance energética. Através desta parceria, a Worten consegue, assim, reforçar os seus compromissos na área da sustentabilidade, nomeadamente no que diz respeito à redução da pegada carbónica e inerente redução do consumo de eletricidade.

“A Worten está altamente empenhada nos seus compromissos de sustentabilidade relacionados com a poupança nos gastos energéticos, que contribui diretamente para a diminuição da pegada ambiental da empresa. Além disso, este projeto irá criar as ferramentas necessárias e ideais para permitir à comunidade ser mais sustentável; estamos a falar concretamente de conseguirmos, por exemplo, antecipar avarias, o desgaste e alguns problemas mais complexos dos equipamentos elétricos e eletrónicos que compõem a nossa oferta para o consumidor final”, afirma António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten.

Efetivamente, a Worten contribui para o projeto SATO em duas vertentes: 1) Edifícios e 2) Equipamentos. No caso dos Edifícios, a Worten irá implementar nas suas lojas, espalhadas um pouco por todo o País, um software de IA, para realizar análises autónomas de avaliação e otimização dos equipamentos mecânicos e elétricos (iluminação, Avac, IT Hardware, móveis eletrificados). O objetivo será, claramente, diminuir os consumos energéticos e otimizar as operações de manutenção preventiva e corretiva, numa ótica de aumento da sustentabilidade da presença física, diminuição de custos e otimização das intervenções.

No que se refere à segunda vertente ligada aos Equipamentos, e com uma abordagem focada, sobretudo, no consumidor, o projeto oferece uma solução de IA que permite registar, monitorizar e antever o funcionamento dos aparelhos eletrónicos e eletrodomésticos existentes nas casas dos clientes. De forma a antecipar as necessidades do consumidor, podem ser ativados serviços de pós-venda direcionados (seguros, campanhas de substituição de equipamentos, de reparação, auxílio à poupança da fatura elétrica, eficiência e certificação energética, etc.).

O projeto SATO arrancou no dia 1 de outubro de 2020 e deverá terminar a 30 de setembro de 2023. Com um investimento global de sete milhões de euros, o projeto conta com um total de 20 parceiros, entre os quais a Worten, de sete países europeus.

Mais informações sobre o projeto aqui: https://www.sato-project.eu/

Informação disponivel também aqui Comunicado de Imprensa