WORTEN TRANSFORMA JÁ RECICLOU MAIS DE 66 MIL TONELADAS DE LIXO ELETRÓNICO E DOOU MAIS DE 24 MIL EQUIPAMENTOS NOVOS PARA AJUDAR OS MAIS VULNERÁVEIS

Carnaxide, 22.02.2022

Programa recolhe equipamentos elétricos em fim de vida durante todo o ano, nas lojas Worten

• Programa de responsabilidade ambiental e social apela à entrega, nas lojas Worten, de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), para poderem ser devidamente reciclados, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável
  • Entrega dos REEE pode ser feita ao longo de todo o ano e tem como output final doar equipamentos novos a instituições de todo o País
  • Em 2021, foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem 5335 toneladas de REEE, o que permitiu a doação de 70.000€ em equipamentos novos a 116 instituições portuguesas
  • Nos últimos 12 anos, o Worten Transforma já reciclou mais de 66 mil toneladas de lixo eletrónico e doou mais de 24 mil produtos novos, num investimento total de 2,3 milhões de euros
  • ERP Portugal e Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA são os parceiros desta iniciativa

Mais de 66 mil toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos reciclados, em 12 anos, que se refletiram na doação de mais de 2,3 milhões de euros, em produtos novos, a instituições de todo o País. Este é o resultado do Worten Transforma, programa de responsabilidade ambiental e social, em vigor em todas as lojas Worten, durante todo o ano, que apela à entrega de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), para reciclagem, para que, com parte dessa receita, a Worten possa doar equipamentos novos a instituições de todo o País.

“É muito gratificante perceber que os Portugueses, no geral, e as equipas de loja, em particular, continuam empenhados em contribuir para esta causa, ao longo de todo o ano. A entrega, para reciclagem, de uma batedeira velhinha ou de um telemóvel avariado nas nossas lojas, permite-nos fazer a diferença no dia a dia de milhares de utentes, para quem um micro-ondas ou um TV novo pode fazer toda a diferença ao nível do seu bem-estar”, salienta António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten.

Este responsável recorda ainda que: “o Worten Transforma é um programa que junta, como nenhum outro, a componente ambiental de reciclagem de resíduos particularmente nocivos para o ambiente com a componente solidária de apoio a quem, por variadíssimas razões, subsiste num cenário mais difícil e vulnerável”.

Desde 2009, ano de arranque do Worten Transforma, o programa já doou mais de 24 mil produtos novos a 2600 instituições, que vão desde hospitais e centros de saúde, a escolas e outras instituições de ensino e de apoio à criança, sem esquecer as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, atenuando as suas principais necessidades e proporcionando um maior conforto e bem-estar aos respetivos utentes.

Tendo em conta só o ano de 2021, o programa correspondeu às necessidades prementes de 116 instituições com a doação efetiva de 436 equipamentos novos (maioritariamente grandes e pequenos eletrodomésticos, mas também equipamentos de informática, de telecomunicações e televisores). No total do ano, foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem 5335 toneladas de REEE, traduzidos na doação de produtos novos, valorizados em 70.000€.

Parceiros de peso
Para a implementação do Worten Transforma, a Worten conta com a colaboração de dois importantes parceiros: um na área da gestão e correto tratamento dos REEE, a ERP Portugal, e outro para a confirmação das necessidades das instituições beneficiárias, o Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA.

“A participação dos Portugueses na campanha Worten Transforma já se tornou num hábito. Ano após ano, os números têm demonstrado um crescimento significativo das quantidades de resíduos elétricos e eletrónicos recolhidas e tratadas corretamente, contribuindo para a preservação do nosso Planeta. A ERP Portugal agradece cada resíduo entregue nas lojas Worten, pois o gesto de cada um de nós faz mesmo a diferença no cálculo final da nossa pegada ambiental!”, afirma Rosa Monforte, Diretora-geral da ERP Portugal.

Também Isabel Jonet, Presidente da ENTRAJUDA, considera que “o Worten Transforma é hoje um verdadeiro programa de mobilização coletiva para a redução de impactos ambientais dos equipamentos elétricos e eletrónicos, aliando, para além da vertente ambiental, uma componente solidária pela doação dos equipamentos novos, que o completa e alinha com o desenvolvimento verdadeiramente sustentável. Uma parceria que gera muito valor e que desde há muitos anos tem beneficiado muitas instituições sociais indicadas pela ENTRAJUDA.”