A Xiaomi regista uma receita recorde de 11,2 mil milhões de Euros no segundo trimestre de 2024

O crescimento das receitas acelera à medida que a Xiaomi inicia um novo ciclo de crescimento.

Lisboa, 29 de agosto de 2024 – A Xiaomi Corporation (“Xiaomi” ou o “Grupo”; código da bolsa: 1810), uma empresa de eletrónica de consumo e fabrico inteligente, com smartphones e equipamentos conectados através de uma plataforma de Internet das Coisas (“IoT”) no seu núcleo, anunciou os seus resultados consolidados não auditados para os três meses terminados a 30 de junho de 2024 (“o Período” ou “Q2”), com uma receita trimestral a registar crescimento de dois dígitos ano a ano (“YoY”), pelo terceiro trimestre consecutivo, com as receitas a atingir  11,2 mil milhões de euros (RMB 88,9 mil milhões), um aumento de 32% YoY. O lucro líquido ajustado foi de cerca de 785 milhões de euros (RMB 6,2 mil milhões), marcando um aumento YoY de 20,1% em relação ao ano anterior e sublinhando um crescimento robusto. A margem de lucro bruto global manteve-se forte em 20,7%. Os três principais negócios da Xiaomi - smartphones, IoT e produtos de lifestyle e serviços de Internet - superaram as expectativas do mercado com receitas de 5,9 mil milhões de euros (RMB 46,5 mil milhões), 3,4 mil milhões de euros (RMB 26,8 mil milhões) e 1,05 mil milhões de euros (RMB 8,3 mil milhões), respetivamente. As receitas do negócio de veículos elétricos inteligentes e outras novas iniciativas totalizaram 812 milhões de euros (RMB 6,4 mil milhões). O desempenho global do Grupo excedeu as expectativas consensuais, marcando uma nova fase de crescimento explosivo para a Xiaomi.

No segundo trimestre, os recursos de tesouraria da Xiaomi aumentaram para 17,9 mil milhões de euros (RMB 141 mil milhões), a 30 de junho, proporcionando uma base crucial para o desenvolvimento sustentado das atividades principais e novas da empresa, e apoiando o seu crescimento explosivo contínuo. Impulsionada pelo investimento sustentado em tecnologias de base fundamentais, a tecnologia de IA da Xiaomi tem potenciado notavelmente o seu desenvolvimento empresarial, melhorando as capacidades dos produtos e a experiência inteligente nos smartphones da Xiaomi e nos veículos elétricos inteligentes, enquanto aumenta a eficiência operacional da Xiaomi Smart Factory. Espera-se que o avanço do ecossistema inteligente “Human x Car x Home” da Xiaomi revigore ainda mais as suas atividades e reforce a sustentabilidade do crescimento futuro.

Xiaomi lidera o crescimento entre as cinco principais marcas de smartphones à medida que a expansão global acelera
No segundo trimestre, as vendas globais de smartphones da Xiaomi atingiram 42,2 milhões de unidades, um aumento de 28,1% em relação ao ano anterior. De acordo com a Canalys, a Xiaomi manteve a sua posição entre as três principais marcas de smartphones a nível mundial durante 16 trimestres consecutivos, com uma quota de mercado de 14,6%. A Xiaomi é a marca de smartphones que regista o crescimento mais rápido entre as cinco principais marcas em termos de vendas.

O negócio de smartphones da Xiaomi registou um forte crescimento com uma receita de 5,9 mil milhões de euros (RMB 46,5 mil milhões) no segundo trimestre, um aumento de 27,1% em relação ao ano anterior. De acordo com a Canalys, no segundo trimestre, as vendas de smartphones do Grupo ficaram entre as três maiores em 58 países e regiões do mundo, e entre as cinco maiores em 70 países e regiões do mundo. O crescimento sublinha a influência crescente da Xiaomi nos mercados internacionais, com uma expansão acelerada na América Latina, no Sudeste Asiático, no Médio Oriente e em África. Na América Latina, as vendas de smartphones da Xiaomi ficaram entre as duas primeiras pela primeira vez.

As receitas do negócio IoT disparam; as vendas de aparelhos de ar condicionado no segundo trimestre aumentam mais de 40%
O negócio de produtos IoT e de lifestyle da Xiaomi manteve a sua trajetória ascendente no segundo trimestre, registando uma receita recorde de 3,4 mil milhões de euros (RMB 26,8 mil milhões), um aumento de 20,3% em relação ao ano anterior. O segmento dos grandes eletrodomésticos inteligentes também manteve o seu desempenho robusto, com um aumento das receitas de 38,7% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Canalys, as vendas globais de tablets da Xiaomi no segundo trimestre duplicaram em relação ao ano anterior, tornando-a na marca de tablets com crescimento mais rápido entre as cinco principais em termos de vendas. As vendas de wearables da Xiaomi ficaram em terceiro lugar a nível mundial e em segundo lugar na China, e as vendas de auriculares TWS ficaram em terceiro lugar a nível mundial e em primeiro lugar na China.

No segundo trimestre, as entregas de aparelhos de ar-condicionado da Xiaomi ultrapassaram os 3,3 milhões de unidades, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Durante O Período, os frigoríficos e as máquinas de lavar roupa da Xiaomi também registaram um crescimento significativo, com envios superiores a 600.000 unidades e 400.000 unidades, respetivamente.

Crescimento robusto nos negócios de serviços de Internet com MAU global e da China continental, aumentando mais de 10%, respetivamente
Durante O Período, os serviços de Internet mantiveram o seu rápido crescimento, com as receitas a aumentarem 11% para um recorde de 1,05 mil milhões de euros (RMB 8,3 mil milhões). À medida que a Xiaomi continua a aprofundar e a expandir a sua rede de parcerias globais, as receitas dos serviços de Internet no estrangeiro aumentaram 32,9% em relação ao ano anterior, para 342 milhões de euros (RMB 2,7 mil milhões) no segundo trimestre, aumentando a sua quota nas receitas totais dos serviços de Internet para 32,1%.
A base de utilizadores de Internet continuou a expandir-se, e os utilizadores ativos mensais (“MAU”) a nível global e na China continental atingiram ambos máximos históricos. Em junho de 2024, o MAU global atingiu 675,8 milhões, um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior, enquanto o MAU da China continental atingiu 164,4 milhões, um aumento de 10,1% em relação ao ano anterior.

O crescimento do negócio de Smart EV supera as previsões, com mais de 27 000 veículos entregues no segundo trimestre
Desde o lançamento do primeiro veículo elétrico inteligente da Xiaomi, o Xiaomi SU7 Series, o desempenho do mercado superou significativamente as expectativas. No segundo trimestre, as receitas do negócio dos veículos elétricos inteligentes e de outras novas iniciativas atingiram 812 milhões de euros (RMB 6,4 mil milhões). O Grupo está continuamente a aumentar a produção e a entrega da série Xiaomi SU7. No segundo trimestre, as entregas da série Xiaomi SU7 atingiram 27.307 veículos, com entregas mensais superiores a 10.000 unidades, por dois meses consecutivos. O aumento da capacidade de produção está a ultrapassar o dos seus pares, demonstrando uma forte competitividade.

Desde junho, a Xiaomi EV Factory iniciou operações em turnos duplos, com o objetivo de atingir a meta do Grupo de entregar 100.000 veículos até novembro, antes do previsto. A empresa também terá como objetivo entregar 120.000 veículos da série Xiaomi SU7 para o ano de 2024. A 30 de junho de 2024, a Xiaomi abriu 87 centros de vendas de EV inteligentes na China continental, impulsionando o crescimento contínuo de pedidos e fornecendo aos utilizadores uma gama completa de proteção profissional para carros.

Os amplos recursos de caixa do Grupo garantem que o negócio de EV inteligente da Xiaomi pode manter o seu foco na tecnologia e no desenvolvimento de produtos para fazer face à intensa competição de mercado, aumentando assim a sua influência e competitividade central. A Xiaomi continua a acumular capacidades de autoinvestigação profunda, alcançando novos progressos e avanços em tecnologias essenciais que aumentam significativamente a competitividade do produto. Em julho de 2024, o Grupo revelou o protótipo Xiaomi SU7 Ultra, anunciando planos para registar um tempo de volta excecional no circuito de Nürburgring Nordschleife em outubro. O objetivo é tornar-se no veículo elétrico de quatro portas mais rápido do circuito na próxima década.

A IA capacita totalmente o ecossistema inteligente “Human x Car x Home” da Xiaomi, impulsionando o crescimento do mercado premium
O Grupo continuou a adotar a IA para melhorar o seu ecossistema inteligente “Human x Car x Home”. No segundo trimestre, o investimento da Xiaomi em I&D continuou a expandir-se, com as despesas a atingirem os 698 milhões de euros (RMB 5,5 mil milhões), um aumento de 20,7% face ao ano anterior. A tecnologia de IA da Xiaomi fez avanços significativos em várias áreas, nomeadamente no setor dos veículos elétricos inteligentes. Esta tecnologia é amplamente aplicada, oferecendo um suporte técnico robusto para o Autopilot, estacionamento automático e interação por voz através do assistente Xiaomi AI.

Em termos de produtos para smartphones, a Xiaomi melhorou as capacidades de reconhecimento e compreensão multimodais do seu assistente de IA, oferecendo aos utilizadores uma série de funcionalidades, incluindo a análise de documentos com IA e a geração de vídeos com IA. Estas inovações sustentam o crescimento da Xiaomi no mercado premium.
De acordo com dados de terceiros, no segundo trimestre de 2024, os modelos de smartphones premium da Xiaomi com preço igual ou superior a 380 euros (RMB 3.000) representaram 22,1% do total de remessas de smartphones na China continental, marcando um aumento anual de 2,0 pontos percentuais. As quotas de mercado dos smartphones nos segmentos de preços de 380 a 500 euros (RMB 3.000 a 4.000), 500 a 630 euros (RMB 4.000 a 5.000) e 630 a 760 euros (RMB 5.000 a 6.000) foram de 16,8%, 20,1% e 8,9%, respetivamente, registando um crescimento anual.

A 19 de julho, a Xiaomi apresentou o seu dispositivo dobrável de última geração, o Xiaomi MIX Fold 4, juntamente com o seu primeiro dispositivo dobrável compacto, o Xiaomi MIX Flip, na China continental. O desempenho dos dois modelos de smartphones dobráveis superou significativamente as expectativas, reforçando ainda mais a reputação da Xiaomi no mercado premium. O Xiaomi MIX Flip foi consideravelmente aclamado pelo seu design dobrável único e pelo inovador ecrã exterior de 4,01 polegadas com capacidades de tradução offline da IA.