Como funciona a tecnologia LiquidCool?

O dobro da capacidade de refrigeração face às soluções convencionais,
produção em massa prevista para o segundo semestre deste ano.

Lisboa, 29 de Agosto de 2022 – Inspirada nas soluções de arrefecimento utilizadas na indústria aeroespacial, a Tecnologia Loop LiquidCool utiliza um efeito capilar que atrai o agente refrigerante líquido para a fonte de calor, vaporiza, e depois dispersa o calor eficientemente para uma área mais fria, até o agente condensar e ser capturado através de um canal unidirecional de circuito fechado. Em comparação com as soluções convencionais de câmaras de vapor, esta nova tecnologia tem o dobro das capacidades de refrigeração e classifica-se como a solução mais eficiente de refrigeração para smartphones.

Esta nova tecnologia apresenta um sistema de tubos de calor que é composto por um evaporador, um condensador e uma câmara de recarga, bem como por tubos de gás e líquidos. Colocado em fontes de calor, o evaporador tem um refrigerante que evapora (para um gás) quando o smartphone está sob grande carga de trabalho. O fluxo de gás e ar é então difundido para o condensador, onde o gás se condensa novamente em líquido. Estes líquidos são absorvidos e recolhidos através de minúsculas fibras na câmara de recarga – que reabastece o evaporador, tornando-o num sistema autossustentável.

Embora esta nova tecnologia utilize o mesmo método que o arrefecimento por líquido VC (vapor cooling), existe uma diferença significativa na eficiência. Como os sistemas VC convencionais não têm canais separados para gases e líquidos, o gás quente e os líquidos frios misturam-se e obstruem-se mutuamente, sobretudo com elevadas cargas de trabalho. A bomba em forma de anel apresenta um desenho especial na tubagem de gás, o que reduz significativamente a resistência à passagem do ar em 30%. Ao permitir um fluxo de vapor mais suave, a capacidade máxima de transferência de calor é aumentada em até 100%.

A circulação unidirecional é a chave para a dissipação de calor

Para assegurar uma circulação unidirecional de alta eficiência, a implementação de uma estrutura de válvula Tesla dentro da câmara de recarga é crucial. Uma válvula Tesla é uma válvula unidirecional que permite a passagem do líquido através do evaporador, ao mesmo tempo que bloqueia o movimento dos gases na direção incorreta. Isto permite uma maior eficiência na circulação de gás/líquido em todo o sistema.

Por exemplo, num Xiaomi MIX 4 personalizado, a câmara de vapor original foi substituída por uma nova solução de Tecnologia Loop LiquidCool. Durante um teste de 30 minutos com o jogo Genshin Impact executado a 60fps, este impressionante sistema de arrefecimento manteve o dispositivo abaixo de uma temperatura máxima de 47.7? e o processador 8.6? mais baixo do que a versão padrão.

Graças à circulação unidirecional, à separação gás-líquido e aos tubos de gás de baixa resistência ao calor da válvula Tesla, o fator de forma flexível permite também adotar e integrar a Tecnologia Loop LiquidCool em qualquer tipo de desenho interno. Por exemplo, um circuito em formato de quadrado permitirá mais espaço para a bateria, módulo da câmara e muito mais.

Abraçando a nossa visão de "Sermos amigos dos utilizadores e sermos a empresa mais cool aos seus olhos", a Xiaomi persegue continuamente a inovação, uma experiência de utilizador de alta qualidade e eficiência operacional. A empresa constrói incessantemente produtos surpreendentes com preços honestos para permitir que todas as pessoas do mundo possam desfrutar de uma vida melhor através de tecnologia inovadora.
A Xiaomi é uma das empresas líderes mundiais em smartphones. A empresa também estabeleceu a plataforma líder mundial de consumo AIoT (AI+IoT), com mais de 478 milhões de dispositivos inteligentes ligados à sua plataforma (excluindo smartphones, computadores portáteis e tablets) a partir de 31 de março de 2022. Os produtos Xiaomi estão presentes em mais de 100 países e regiões em todo o mundo. Em Agosto de 2022, Xiaomi foi incluída na lista da Fortune Global 500 pelo quarto ano consecutivo, ocupando a 266ª posição.
A Xiaomi é um constituinte do Índice Hang Seng, Índice Hang Seng China Enterprises, Índice Hang Seng TECH e Índice Hang Seng China 50.
Para mais informações sobre Xiaomi como empresa, por favor visite https://blog.mi.com/en/.