O impacto do avanço tecnológico das câmaras na fotografia do quotidiano

A perspetiva de uma engenheira e de um fotógrafo sobre a evolução fotográfica digital como fonte de inspiração.

Após a estreia do Xiaomi 13 Ultra nos mercados globais, a Xiaomi International lança o seu vídeo "Inspiração na Tecnologia: Fotografia na Vida" que explora a arte da fotografia numa perspetiva narrativa. Com a colaboração de Eolo Perfido, fotógrafo italiano, diretor criativo e instrutor da Leica Akademie, e Fei Daimin, engenheira do Departamento de Câmaras da Xiaomi, o vídeo apresenta as suas perspetivas sobre o contributo do avanço tecnológico das câmaras na criação de memórias, partilha de histórias e diminuição das diferenças culturais.

A conversa retratada no vídeo explora o significado mais profundo da fotografia e o verdadeiro impacto que as câmaras com tecnologia avançada podem ter na vida das pessoas, tanto no sentido em que a tecnologia possibilita reter um momento no tempo que pode vir a ser recordado como no sentido de ser um instrumento de união entre as pessoas.

Ao contrário daquilo que acontece com as fotografias em formato físico, que se gastam com o toque e perdem a cor ao longo do tempo, as fotografias digitais podem ser guardadas por muito mais tempo mantendo a qualidade de imagem e, consequentemente da memória, intacta. “Acredito que a fotografia tem o poder de evocar emoções e suscitar reflexões. Ela dá às pessoas a capacidade de congelar momentos e preservar memórias, e aos fotógrafos a possibilidade de contar histórias, sem necessidade de muitas palavras”, afirma Eolo Perfido.

A conexão é outro ponto essencial da fotografia moderna e tecnologicamente avançada. Através de imagens é possível promover a compreensão entre diferentes sociedades por via da captação de vislumbres das suas tradições, cultura e estilo de vida. “Nós engenheiros de câmaras da Xiaomi, acreditamos que a tecnologia deve contribuir para estabelecer ligações entre pessoas de diferentes origens culturais”, explica Fei Daimin que confessa que, como qualquer outro utilizador, tem gosto em capturar a vida quotidiana com o seu smartphone.

Pode assistir à versão completa do vídeo neste link.

Abraçando a nossa visão de "Ser amiga dos utilizadores e a empresa mais cool nos seus corações", a Xiaomi persegue continuamente a inovação, uma experiência de utilizador de alta qualidade e eficiência operacional. A empresa constrói incessantemente produtos incríveis com preços honestos, para permitir que todas as pessoas no mundo possam desfrutar de uma vida melhor através de tecnologia inovadora.
A Xiaomi é uma das empresas líderes mundiais em smartphones. De acordo com a Canalys, a quota de mercado da empresa em termos de envios de smartphones ficou no 3.º lugar a nível global em 2022. Em dezembro de 2022, existiam aproximadamente 585 milhões de utilizadores mensais ativos da MIUI a nível mundial. A empresa também estabeleceu a plataforma líder mundial de consumo AIoT (AI+IoT), com 589 milhões de dispositivos inteligentes ligados a 31 de dezembro de 2022, excluindo smartphones, tablets e computadores portáteis. Os produtos Xiaomi estão presentes em mais de 100 países e regiões em todo o mundo. Em agosto de 2022, a empresa foi incluída na lista Fortune Global 500 pela quarta vez, classificando-se no 266.º lugar, subindo 72 posições face a 2021.
Para mais informações sobre Xiaomi como empresa, por favor aceda a https://www.mi.com/global/discover/newsroom