Xiaomi introduz o MIUI 13 e melhora a experiência do utilizador ao mostrar-se mais eficaz e personalizado

O mais recente sistema operativo disponibiliza o Armazenamento Líquido, Memória Atomizada, Algoritmos Focados e Equilíbrio Inteligente para elevar a experiência a um nível completamente novo.

Lisboa, 26 de janeiro 2022 – A Xiaomi apresentou globalmente o seu sistema operativo de próxima geração, o MIUI 13, durante o lançamento global da série Redmi Note 11. Desde o 4.º trimestre de 2021 que os utilizadores mensais ativos do MIUI ultrapassaram os 500 milhões. Este sistema operativo de última geração oferece uma atualização completa com foco na melhoria da experiência core – incluindo armazenamento mais rápido, maior eficiência dos processos, processamento ainda mais inteligente e maior duração da bateria – juntamente com características úteis tais como a barra lateral.

Elevando a experiência a um novo nível

O MIUI 13 introduz o Armazenamento Líquido, um novo método do sistema de gestão na forma como os ficheiros são armazenados nos dispositivos. Nos equipamentos tradicionais, uma vez que escrevemos e reescrevemos constantemente os dados nos nossos dispositivos, ao longo do tempo, o armazenamento acaba por ser fragmentado. Após apenas 36 meses, isto reduz a velocidade de leitura e escrita em até 50%*. Isto também afeta a rapidez com que se pode aceder às aplicações e a rapidez com que essas aplicações podem aceder aos seus recursos necessários – tornando tudo mais lento. O armazenamento líquido no MIUI 13 reduz a fragmentação e gere ativamente os dados armazenados, melhorando a eficiência de leitura e escrita em até 60%**. A longo prazo, algumas outras velocidades de leitura e escrita do SO Android caem até 50% após 36 meses, enquanto que o MIUI 13 retém até 95%** - dando aos utilizadores uma ‘nova’ experiência por mais tempo e prolongando a vida útil do dispositivo.

Para aumentar ainda mais o desempenho, a Memória Atomizada do MIUI 13, um método ultrafino de gestão de memória, traz a eficiência da RAM a um novo nível. Esta característica analisa como as aplicações utilizam a memória e divide os processos de utilização da RAM de uma única aplicação em tarefas importantes e sem importância. Depois fecha todas as tarefas sem importância, permitindo às aplicações utilizar memória apenas para o que é importante para si naquele momento, permitindo-lhe executar mais aplicações sem sacrificar o desempenho.

O MIUI 13 também vem com Algoritmos Focados, que aloca dinamicamente os recursos do sistema com base em cenários de utilização, tornando o MIUI mais fluído e responsivo. Sem os Algoritmos Focados, os processadores de smartphones distribuem os recursos por todas as suas aplicações de forma relativamente igual. Os Algoritmos Focados dão prioridade à aplicação ativa acima de todas as outras, permitindo ao CPU concentrar-se em tarefas importantes, dando-lhe velocidades mais rápidas e um desempenho superior onde e quando precisar.

O Equilíbrio Inteligente é outra poderosa atualização de experiência no MIUI 13.  Foi concebido para encontrar automaticamente o equilíbrio entre desempenho e consumo de energia, para que possa obter a potência e a velocidade de que necessita para uma experiência ainda mais fluída e eficiente. Com o Equilíbrio Inteligente, a duração global da bateria pode ser aumentada até 10% no MIUI 13***.

Novas características para melhorar a eficiência e personalizar a experiência

Para além de melhorias no núcleo do sistema, o MIUI 13 introduz também novas e interessantes características que lhe permitem personalizar a sua experiência.

Por exemplo, a barra lateral é uma ferramenta de eficiência no MIUI 13, permitindo-lhe aceder a todas as suas aplicações favoritas em janelas flutuantes com apenas um deslize, sem deixar a sua aplicação atual. Isto é perfeito para multitarefas que requerem uma forma mais fácil de puxar várias aplicações de uma só vez, ou trocar rapidamente entre elas. Os utilizadores podem também personalizar a funcionalidade com um máximo de 10 aplicações na barra lateral.

Disponibilidade em vários modelos

Os seguintes modelos irão lançar a primeira vaga do MIUI 13 no primeiro trimestre de 2022****, com o calendário de lançamento de outros dispositivos a ser gradualmente publicado no website do MIUI. O calendário de lançamento pode variar de acordo com a região.

Mi 11 Ultra
Mi 11
Mi 11i
Mi 11 Lite 5G
Mi 11 Lite
Xiaomi 11T Pro
Xiaomi 11T
Xiaomi 11 Lite 5G NE
Redmi Note 11 Pro 5G
Redmi Note 11 Pro
Redmi Note 11S
Redmi Note 11
Redmi Note 10 Pro
Redmi Note 10
Redmi Note 10 JE
Redmi Note 8 (2021)
Redmi 10
Xiaomi Pad 5

Observações:

* Resultados simulados de testes de stress.
**Testado em Xiaomi 11 nos laboratórios internos de Xiaomi. Os resultados reais podem variar de acordo com o dispositivo.
***Dados testados nos laboratórios internos de Xiaomi 11 em Xiaomi 11 em Modo Equilibrado e comparados com as versões anteriores.
****Os SKUs específicos da Índia não estão incluídos nesta lista. Para informações sobre estes produtos, consulte os canais oficiais da Xiaomi Índia.

A Xiaomi Corporation foi fundada em abril de 2010 e cotada na Bolsa de Hong Kong a 9 de julho de 2018 (1810.HK). A Xiaomi é uma empresa de eletrónica de consumo e de fabrico inteligente com smartphones e hardware inteligente ligados através de uma plataforma IoT no seu núcleo.
Abraçando a nossa visão de "Fazer amigos com os utilizadores e ser a empresa mais cool no coração dos utilizadores", a Xiaomi persegue continuamente a inovação, uma experiência de utilizador de alta qualidade e eficiência operacional. A empresa constrói incessantemente produtos surpreendentes com preços honestos para permitir a todos no mundo desfrutar de uma vida melhor através de tecnologia inovadora.
A Xiaomi é uma das empresas líderes mundiais em smartphones. A quota de mercado da empresa em termos de envios de smartphones classificou-se em 3.º a nível mundial no terceiro trimestre de 2021. A empresa também estabeleceu a plataforma líder mundial de consumo AIoT (AI+IoT), com 374,5 milhões de dispositivos inteligentes ligados à sua plataforma desde 30 de junho de 2021, excluindo smartphones e portáteis. Os produtos Xiaomi estão presentes em mais de 100 países e regiões em todo o mundo. Em agosto de 2021, a empresa fez pela terceira vez parte da lista Fortune Global 500, classificando-se no 338.º lugar, subindo 84 lugares em relação a 2020.
A Xiaomi é um constituinte do Índice Hang Seng, Índice Hang Seng China Enterprises, Índice Hang Seng TECH e Índice Hang Seng China 50.
Para mais informações sobre Xiaomi como empresa, por favor visite https://blog.mi.com/en/.