ALPINE VISION GRAN TURISMO: BREVEMENTE NA SUA SALA

• O Alpine Vision Gran Turismo é fruto da imaginação dos designers e dos engenheiros encarregados de desenvolver o Alpine do século XXI!
  • O Alpine Vision Gran Turismo, presente no jogo Gran Turismo 6, permitirá aos jogadores conduzir um modelo totalmente exclusivo e com o ADN da marca Alpine.
  • E, porque os sonhos se podem por vezes materializar, a Alpine criou o Vision à escala 1/1, que será revelado no Festival Automobile International, a 27 de Janeiro de 2015.

Pouco a pouco aproxima-se a revelação do Alpine do século XXI e, no preâmbulo das celebrações do sexagésimo aniversário da marca, o Alpine Vision Gran Turismo é um novo capítulo neste renascimento. Desde que, em Julho de 2013, a Polyphony Digital Inc. – que desenvolve o jogo PlayStation® Grand Turismo – propôs o desafio de criar um novo automóvel virtual, as equipas da Alpine investiram nele o mesmo entusiasmo, a mesma paixão, mas também o mesmo rigor, que aplicam no desenvolvimento do futuro modelo de produção.

« Os designers e os engenheiros imaginaram, para este projecto, um automóvel verdadeiramente fiel ao ADN da marca Alpine. Os genes da Alpine estão bem visíveis no estilo. E, ao volante – ou no joystick PlayStation Dual Shock® – o comportamento estará à altura da lenda dos modelos concebidos por Jean Rédélé. O Alpine Vision Gran Turismo está no cruzamento entre o passado, o presente e o futuro, na fronteira entre a competição e os modelos de série e é, também, um traço de união entre o virtual e o real. Por isso não podíamos deixar de criar uma unidade à escala 1/1. »
Bernard Ollivier, PDG da Société des Automobiles Alpine

A PAIXÃO É O MOTOR

Em 1999 a Sony contratou um jovem estudante de economia. Apaixonado, ambicioso e visionário, Kazunori Yamauchi formou uma equipa para criar o mais perfeito jogo de simulação automóvel. Com o salto tecnológico dado pela consola PlayStation, a equipa da Polyphony Digital Inc. lançou o Gran Turismo a 11 de Dezembro de 1999. E, com mais de 11 milhões de exemplares vendidos, este jogo revolucionou a indústria dos jogos de vídeo.

Quinze anos mais tarde foram já vendidas mais de 72 milhões de cópias da saga Gran Turismo e, neste número, não estão ainda contabilizadas as vendas do Grand Turismo®6 para a PlayStation®3, apenas lançado em Dezembro de 2014. Este sucesso resulta, em grande parte, das parcerias realizadas com alguns dos mais prestigiados construtores, com os automóveis imaginados especificamente para o jogo a serem sempre um acontecimento para os apaixonados pelos automóveis e pelos jogos de vídeo.

Em Julho de 2013, a equipa da Polyphony Digital Inc. encontrou-se com a da Alpine e rapidamente a ideia de um automóvel que se caracterizava pela agilidade e pela leveza fez a unanimidade entre os presentes. Será um automóvel do tipo ‘barqueta’, no seguimento do envolvimento da marca na competição, com o A450.

No final de um concurso interno que reuniu 15 designers foi retido o projecto de Victor Sfiazof: « Trata-se um verdadeiro automóvel de competição que celebra o prazer da pilotagem. A escolha de uma configuração « barqueta » está directamente ligada ao Alpine A450 que participa nas 24 Horas de Le Mans. Na dianteira, a inspiração vem do A110 e as derivas verticais na traseira estão ligadas aos A210 e A220 e dão uma grande elegância a todo o automóvel ! »

Durante este tempo, os engenheiros de desenvolvimento do chassis desenvolvem um setup dedicado ao prazer de pilotagem de um verdadeiro Alpine. E, pouco mais de um ano decorrido após o lançamento do projecto, a configuração do Alpine Vision Gran Turismo estava terminada.

UMA TRASEIRA ESPECTACULAR

O caderno de encargos transmitido aos designers tinha uma especificidade face às criações habituais: os pontos principais do concept deveriam ser a traseira e o cockpit. Simplesmente porque são os pontos mais observados num jogo de vídeo de competição automóvel.

Mas a descoberta deste automóvel começa, ainda assim, na dianteira, que evoca, de imediato, o A110. Uma outra evocação dos anos 60 são os faróis de LED - em forma de X – que fazem lembrar as protecções dos faróis adicionais da Berlineta de rali. Estas referências ao passado estão em harmonia com o moderno aerodinamismo: um splitter dirige o fluxo de ar de cada um dos lados da coque e deixa ver os triângulos da suspensão.

De perfil, as largas entradas de ar canalizam o fluxo para detrás das rodas dianteiras. As derivas laterais evocam, por seu lado, os A210 e A220 que brilharam nas 24 Horas de Le Mans.

As rodas são também uma mistura assumida entre o passado e o presente. O design das jantes, inspirado naquelas que equipavam os A110, deixa antever os impressionantes estribos dos travões pintados de laranja ou de azul.

Mas o poder de atracção do Alpine Vision Gran Turismo provém, também, do habitáculo aberto. O piloto está colocado do lado direito, de acordo com a arquitectura típica dos sport-protótipos, na medida em que a maioria dos circuitos desenvolvem-se no sentido dos ponteiros do relógio.

O volante, de forma quase rectangular, como é norma nos protótipos de Endurance, é colocado sobre a instrumentação digital e os retrovisores são substituídos por câmaras de alta definição.

E, como o sublinhado, a traseira é a parte mais impressionante no design do Alpine Vision Gran Turismo. O fundo plano termina sob a forma de ogiva e o aileron inferior liga as passagens de rodas à coque. Tal como na dianteira, a carroçaria deixa antever os duplos triângulos da suspensão. O segundo aileron permite incrementar, ainda mais, o apoio aerodinâmico do automóvel.

E alguns dos mais fortes atributos do Alpine Vision Gran Turismo manifestam-se na… travagem. Integrados no perfil da traseira, os travões aerodinâmicos são accionados hidraulicamente e conjugam-se com as luzes de travagem !

No Gran Turismo, os jogadores poderão escolher entre três personalizações:
  • branco e azul, que será a decoração do exemplar à escala 1/1;
  • laranja e azul, inspirada no Alpine A450 duplo Campeão da Europa de Endurance;
  • e preto mate.

« O design devia contribuir para a sensação de leveza e dar a impressão que o piloto e a máquina era um só. O Alpine Vision Gran Turismo tem consigo o ADN dos Alpine de todas as épocas: agilidade e uma elegância eficiente. Neste exercício dissimulámos alguns detalhes directamente inspirados no futuro Alpine que será lançado em 2016. Mas é cedo para dizer quais! »
Antony Villain, Director do design Alpine

QUANDO A VISÃO SE MATERIALIZA

«É tão espectacular que a devíamos ver ao vivo! ». Esta frase, produzida numa apresentação, foi levada a sério pela equipa da Alpine e uma coque dupla, em material compósito, foi fabricada para dar forma a este concept car, que deixa de ser apenas… virtual.

À escala 1/1, o Alpine Vision Gran Turismo impressiona, desde logo, pelas suas proporções pouco habituais e, uma vez instalado ao volante, a visibilidade é perfeita, porque nenhum elemento bloqueia o campo de visão.

O Alpine Vision Gran Turismo será apresentado pela primeira vez no Festival Automobile International no dia 27 de Janeiro e até ao dia 1 de Fevereiro.

Depois, será possível admirar o Alpine Vision Gran Turismo no salão Rétromobile (4-8 Fevereiro de 2015). Este evento incontornável marcará também o início das celebrações do sexagésimo aniversário da Alpine.

O Alpine Vision Gran Turismo poderá ser descarregado gratuitamente, em Março de 2015, no jogo Gran Turismo®6, disponível unicamente para a PlayStation®3.

FICHA TÉCNICA

CHASSIS
Tipo: monocoque carbono
Suspensões: duplos triângulos sobrepostos, combinação mola-amortecedor regulável