Ferràn Adrià e Turismo de Portugal defendem reforço das competências de gestão para acelerar a retoma no setor do turismo e restauração

O Chef espanhol Ferràn Adrià defende que falta formação em administração e gestão dirigida às pequenas empresas de restauração, salientando que, em Espanha, “90% dos restaurantes não fazem um orçamento anual”, pelo que poucos negócios estavam preparados para a atual crise de liquidez e solvência. O fundador da elBullifoundation participou num seminário, em formato de webinar, organizado pelo BPI sob o tema “Reinventar o turismo para a nova era”.

Outros destaques:

• Ferràn Adrià aconselhou empresários a desenvolverem planos de negócio a cinco anos para dar resposta aos desafios colocados pelos efeitos prolongados da crise.
  • Turismo de Portugal anunciou o lançamento de uma plataforma de e-commerce com centenas de experiências em Portugal para fomentar o turismo interno.
  • Rota EN2 recebeu mais de 50.000 visitantes este ano e gerou um impacto económico de 20 milhões de euros para os 35 municípios associados.
  • Pedro Barreto, Administrador do BPI referiu que o setor do turismo “duplicou o seu peso no PIB nacional entre 2009 e 2019”, e destacou que foi o setor “que mais contribui para a atividade exportadora do país” nesse período.