Educação socioemocional: Mente de Principiante apresenta programa ‘Calmamente’ na Galiza

A Associação Mente de Principiante vai participar no V Seminário de Intercâmbio de Experiências no Âmbito da Educação do Eixo Atlântico, que decorre dia 14 de junho, na cidade galega de Sarria. A convite do Município de Valongo, Andreia Espain, presidente da Mente de Principiante, vai apresentar o programa de educação socioemocional ‘Calmamente – Aprendendo a Aprender-se’ que, este ano letivo, foi implementado como projeto piloto em oito turmas do 4º ano de um dos agrupamentos do concelho.

Ser agente de mudança na área da educação socioemocional foi, desde sempre, um dos propósitos da Associação Mente de Principiante, associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, que promove o bem-estar integral, sobretudo, em contexto escolar. A missão e projetos desenvolvidos de promoção de competências socioemocionais têm sido reconhecidos a nível nacional.

Município de Valongo foi um dos concelhos pioneiros no país a valorizar a educação socioemocional como ferramenta essencial para os alunos e para um ensino integral, tendo celebrado um protocolo com a Associação Mente de Principiante para a implementação do programa ‘Calmamente - Aprendendo a Aprender-se’ em oito turnas do 4º ano do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, em Ermesinde. A intervenção foi dinamizada, durante este ano letivo, em horário curricular, pela equipa da Associação Mente de Principiante, naquele que foi um projeto piloto no concelho.

Assim, a convite do Município de Valongo, Andreia Espain, presidente da Mente de Principiante, vai apresentar, no V Seminário de Intercâmbio de Experiências no Âmbito da Educação do Eixo Atlântico o projeto ‘Calmamente’, programa da sua autoria que já impactou mais de 3000 alunos portugueses. O evento decorre dia 14 de junho, em Sarria (Galiza) e é promovido pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

A intervenção de Andreia Espain enquadra-se no painel intitulado “Promover as Competências Socioemocionais”, onde participa também Lúcia Ramalho, Psicóloga na Divisão de Educação do Município de Valongo. A moderação do painel está a cargo de Adelina Pinto, Vereadora de Educação do Município de Guimarães.

Para Andreia Espain, “É um privilégio apresentar o programa de promoção de competências socioemocionais Calmamente - Aprendendo a Aprender-se num evento que reúne as melhores práticas na educação, da zona norte de Portugal e da Galiza, e sentimo-nos muito honrados com o convite do Município de Valongo, nosso parceiro e pioneiro na aposta neste tipo de intervenção, diferenciadora e integrada no horário curricular das turmas envolvidas."

Sobre a metodologia “Calmamente”

O programa ‘Calmamente - Aprendendo a Aprender-se’ é um programa de promoção de competências socioemocionais que já foi aplicado em várias turmas e escolas do país. Está estruturado em sessões compostas por diversas dinâmicas que favorecem a aquisição de competências como o autoconhecimento, a comunicação e a autorregulação emocional, entre outras, contribuindo para o crescimento emocional equilibrado dos participantes.

Sobre a Mente de Principiante:

Fundada por Andreia Espain, a associação, com sede na Maia, surge com a missão de promover o bem-estar integral, desenvolvendo diversas ações nesse sentido. A sua atuação incide nos domínios do desenvolvimento social, pessoal e emocional, com foco principal em crianças e jovens. Todas as atividades e dinâmicas são personalizadas e dirigem-se ao contexto escolar, empresarial e comunitário. “Motiva-nos a partilha, o equilíbrio, o conhecimento e a emoção”, este é o lema da associação que tem inscrito no seu ADN um dos princípios básicos do mindfulness: Mente de Principiante