ESCOLA AMIGA DÁ DICAS DE COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A SEREM AUTÓNOMAS NO ESTUDO

É importante que os pais se envolvam na escola dos filhos, mas, ingenuamente, muitos acabam por apoiar demasiado os filhos com as tarefas escolares em vez de os ajudar a desenvolverem as capacidades necessárias para que superem sozinhos as suas dificuldades. Assim, e agora que está a arrancar um novo ano letivo, como pode uma Escola Amiga da Criança e os pais ajudarem as crianças, e jovens, a estudarem autonomamente?

Algumas dicas:

1. Vamos ao início…
Ainda que seja logo na primeira classe, organizar a mochila, ter atenção aos horários, organizar o material escolar devem as principais tarefas do seu filho, pois na escola esse especto é indispensável a qualquer aluno.

1. Crie um espaço de estudo
É importante que seu filho tenha um espaço adequado para estudar, organizado e com todo o material necessário à mão, onde as distrações do ambiente não o atrapalhem.

1. Incentive a organizar o seu próprio cronograma de estudo
O primeiro passo para ter o hábito de estudar é garantir que a criança ou o adolescente tem uma rotina. Portanto, estimule o seu filho a planear os horários de estudo, distribuindo as aulas, as matérias que devem ser revistas e os trabalhos de casa.

1. Encoraje o esforço e não espere perfeição
As crianças não aprendem todas ao mesmo ritmo e tal como será esperado, uns terão mais aptidões e gosto por contas, outros para escrever. Todos erramos e ninguém nasce ensinado, pelo que é importante valorizar o esforço feito pela criança e focar nas coisas positivas e não negativas. Apesar disso, ensine também que se temos mais dificuldade numa disciplina, é importante treinar, treinar e treinar.

1. Ajude o seu filho a pensar
Muitas vezes, quando é pedida a ajuda dos pais, estes têm tendência a responder à pergunta colocada ou a encaminhar o filho para essa resposta. Não o faça, tente que o seu filho chegue ao resultado sozinho, e se for o caso, deixe um recado no caderno a avisar o professor que é preciso um maior apoio em determinada matéria.

1. Não esteja com ele enquanto faz os trabalhos de casa
Não precisa de estar ao lado do seu filho enquanto ele faz os trabalhos de casa e estuda, mas mantenha-se disponível para interpretar instruções, oferecer orientação e responder a dúvidas.