ESCOLA DE GONDOMAR VENCE NA CATEGORIA “ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA”

4ª edição da Escola Amiga

ESCOLA DE GONDOMAR VENCE NA CATEGORIA “ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA”

O projeto A Horta que nos Une +, da Escola EB 1/JI Boucinha, em Gondomar, foi o vencedor da categoria “Envolvimento da Família”, da 4ª edição da iniciativa Escola Amiga. Este projeto teve como objetivo criar uma dinâmica que se tornasse num ponto de união entre toda a comunidade.

A Horta que nos Une + nasceu da necessidade que a escola sentiu em envolver a comunidade escolar em torno de algo em que todos e, cada um, se sentissem parte, numa altura em que fazia cada vez mais sentido, aquando do regresso ao espaço físico da EB de Boucinha. Os eventos ao ar livre no recreio da escola readquiriram mais valor.

A articulação entre Coordenadora de escola, docentes, educadoras de infância, crianças, alunos, assistentes operacionais, prof. bibliotecária e Enc. de Educação/Associação de Pais foi fundamental para o sucesso deste projeto que a todos toca, envolve e gera momentos felizes.

Para agilizar a logística e fruição da horta desenhou-se um escalonamento contemplando diferentes horários. Foram mobilizadas áreas curriculares e não curriculares, a saber: Matemática (área, perímetro, planta), Português (consulta do Borda d’água e do Seringador, leitura de obras), Estudo do Meio (ciência experimental na sala de aula, quizz, agricultura sustentável, consumo sustentável, compostagem, produção e afixação pelo recreio de mensagens apelando a hábitos de vida saudável) e Expressão Plástica.

Para que toda a comunidade pudesse colaborar e dar-se conta do que cada grupo ia desenvolvendo foi elaborado um mural recorrendo à ferramenta digital padlet, constituindo como que um diário de bordo.

Para reunir a informação e as diversas evidências relativas ao projeto, recorreu-se também à ferramenta digital thinglink.

De salientar o reforço de compromisso e entusiasmo de todos e, de cada um, neste projeto que terá continuidade. A Natureza não se compadece com a velocidade a que hoje nos são exigidos resultados. Hão de vir as flores e os frutos. Os tomateiros foram os pioneiros. Seguiram-se-lhes os feijoeiros que estão a pedir estacas e as aboboreiras com flor alaranjada. O cultivo dos canteiros tem acrescido o asseio dos espaços verdes.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 1000€, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa.

A 4ª edição da Escola Amiga conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, note!, Clube de LeYtura e REN.

Esta edição conta com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.