ESCOLA DE SANTA MARIA DA FEIRA É A VENCEDORA DA CATEGORIA “CIDADANIA E INCLUSÃO E ATIVIDADES”

4ª edição da Escola Amiga

O projeto Juntos Comunicamos +, da Escola EB 1/JI de Cavaco, de Santa Maria da Feira, venceu o galardão da categoria “Cidadania e Inclusão e Atividades”, da 4ª edição da iniciativa Escola Amiga. Este projeto tem como intuito, desenvolver de forma fluente a comunicação entre surdos e ouvintes, num clima de inclusão e de promoção do sucesso educativo.

Juntos Comunicamos +, é um projeto de promoção da aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa, integrado na realidade atual da Escola EB 1/JI de Cavaco, enquanto Escola de Referência de Ensino Bilingue para a Educação de Surdos.

Neste âmbito, organizaram-se em vários momentos várias atividades em que toda a população escolar participa com muito empenho, aprendendo a interagir e a diminuir as diferenças que a surdez acarreta, através da utilização do mesmo código linguístico. Há a consciência de que o surdo poderá nunca conseguir falar, mas o ouvinte poderá aprender e tornar-se fluente em Língua Gestual Portuguesa.

Desta forma que a comunicação se estabelece em pleno, sem barreiras. Os valores para a Cidadania, tais como o respeito pela diferença, na sua singularidade, estão patentes, neste projeto. Pretende-se construir uma escola verdadeiramente inclusiva em que todos e cada um ocupem o seu lugar na sociedade, como cidadãos com espírito crítico e reflexivo.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 1000€, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa.

A 4ª edição da Escola Amiga conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, note!, Clube de LeYtura e REN.

Esta edição conta com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.