ESCOLAS PORTUGUESAS SUBMETERAM MAIS DE 4850 CANDIDATURAS À 4ª EDIÇÃO DO PROJETO ESCOLA AMIGA

Foram mais de 3600 as escolas portuguesas que se candidataram à 4ª edição da Escola Amiga, com um total de 4.858 candidaturas submetidas, o que representa um aumento de 153% (em número de escolas) e de 128% (em número de candidaturas) face à edição anterior.

A Escola Amiga, que tem como mentores a CONFAP, a LeYa e o psicólogo Eduardo Sá, tem como objetivo apoiar e incentivar uma escola que educa e é feliz, e pretende estimular as comunidades educativas e a sociedade em geral a olharem de forma renovada e inspirada para os aspetos fundamentais do desenvolvimento dos alunos.

Nesta 4ª edição e num segundo ano letivo atípico e com o ensino à distância, a Escola Amiga voltou a reinventar-se com a vontade de partilha, por parte de todos os que fazem da Escola um lugar melhor.

Uma Escola Amiga que continuou a dar resposta às novas formas de ensinar e aprender com a categoria "Escola em Casa", a que responderam muitas candidaturas que, com a sua criatividade e com os seus afetos, mostraram que a escola vai muito além das suas paredes físicas.

Uma Escola Amiga que se abriu à comunidade envolvente e a novas experiências, motivando a partilha de milhares de projetos que se integram nas categorias: Alimentação e estilo de vida saudável; Cidadania/Inclusão e Atividades; Digital; Envolvimento da Família; Espaço Escolar; Sustentabilidade e Literacias.

O projeto vencedor vai ganhar cinco mil euros em livros LeYa, enquanto o projeto vencedor de cada categoria, no total de 8 categorias, recebe 1000€ em livros LeYa, uma oferta para a biblioteca da Escola. Existirão, à semelhança das edições anteriores, alguns prémios adicionais por categoria.

A 4ª edição da Escola Amiga contou com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, Clube de LeYtura e REN.

Esta edição contou também com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.