DOIS LÍDERES DE GINÁSIOS LOW-COST DA
EUROPA, ESTÃO A UNIR FORÇAS

A Fitness Hut, marca 100% portuguesa, líder de mercado de ginásios low-cost foi adquirida pela Viva Gym (abreviada como “Viva”), que por sua vez é líder de mercado de ginásios low-cost em Espanha. O acordo foi liderado pelo sustentável investidor Bridges Fund Management (abreviado como “Bridges"). Juntos irão constituir o maior grupo de ginásios low-cost da Península Ibérica, com cerca de 200.000 mil sócios e com receitas superiores a 50 milhões de euros. O valor da transacção é confidencial.
A Fitness Hut junta-se à rede de ginásios Viva Gym, com 21 (vinte e um) clubes em Espanha. Fundada em 2011, a Fitness Hut reúne mais de 110.000 sócios e detém 31  (trinta e um) clubes em Portugal. A Viva Gym, nasceu igualmente em 2011 e conta com um universo de cerca de 90.000 sócios.
O Bridges adquiriu uma participação maioritária na Viva em 2015 através do seu Fundo de Crescimento Sustentável III. A aquisição do Fitness Hut foi possível derivado de um investimento adicional do Fundo III, e ainda de um co-investimento adicional da Magenta Partners, da Hermes GPE e das equipas de gestão dos dois negócios.
Relembramos que a Fitness Hut contou desde o início com o apoio financeiro da The Edge Group e adicionalmente, em Julho 2014, a OxyCapital Mezzanine Fund disponibilizou um financiamento significativo com o intuito da rede de ginásios crescer em Portugal. The Edge Group e OxyCapital tiveram um papel muito importante no arranque e desenvolvimento da marca.

O sector da saúde e do fitness continua a prosperar, tanto em Portugal como em Espanha, e a característica low-cost é a principal razão do rápido crescimento destes mercados. As duas marcas continuarão concentradas em impulsionar uma maior acessibilidade à saúde e à condição física e juntos, tornar-se-ão no maior grupo low-cost ibérico.
O propósito desta fusão está directamente ligado à continuidade da expansão e ao desejo da internacionalização. Em Portugal, o Fitness Hut tem já programadas, para o presente ano, 12 (doze) novas aberturas de clubes - eis algumas localizações chave: Alverca, Leiria, Maia, Antas (estes 4 clubes com previsão de inauguração no 1º trimestre 2018); 2 (dois) no Porto (um na zona do Norte Shopping e outro no centro do Porto); Cacém; Viseu, mais um na linha de Cascais, entre outras. A Viva Gym, tem em curso já duas pré-aberturas, mas tem previsto no total 6 (seis) novos clubes em Espanha. O grupo para 2018 vai contar com mais 18 (dezoito) novos clubes e tem o objetivo de alcançar um total de cerca de 90 localizações até final de 2020.

De salientar que os fundadores iniciais da Fitness Hut continuam empenhados a dar continuidade à projecção da marca, e desta forma Nick Coutts, André Groen e Julio Pedro Carvalho, continuarão em cargos de gestão e voltaram a investir na empresa.
Irão continuar a ver os letreiros Fitness Hut - as identidades mantêm-se, ou seja, as marcas em ambos os mercados vão manter a mesma insígnia - Fitness Hut em Portugal e Viva Gym em Espanha. Institucionalmente nasce uma única empresa, a holding Viva Gym Group, Lda.
A Organização Mundial de Saúde apontou a inatividade física, como um dos riscos mais significativos para a saúde pública; contribuindo com cerca de 3,2 milhões de mortes anualmente, em todo o mundo. O exercício regular pode ajudar a travar este problema crescente - mas, em muitos casos, os ginásios podem ser inacessíveis ou dispendiosos para as pessoas com baixo poder de compra.

Nick Coutts, Co-Fundador e CEO do Fitness Hut, disse:“O Fitness Hut, nos últimos anos, teve o privilégio de acompanhar e conhecer de perto as equipas do Bridges e da Viva; por isso não temos dúvidas de que foi uma boa escolha enquanto parceiros de crescimento da marca. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de fusão, constituindo o maior grupo de ginásios low-cost na Peníncula Ibérica. Mal podemos esperar, para juntos trabalharmos em conjunto, e nos tornarmos líderes de mercado em Portugal e Espanha.”
Juan del Río Nieto, CEO ao Viva Gym, disse:"Tanto a Viva Gym como o Fitness Hut têm uma óbvia e valiosa oferta low-cost. Oferecem ginásios acessíveis e económicos em locais privilegiados, com um design moderno e um ambiente muito agradável. A oferta, também inclui uma vertente realista e uma política de "sem fidelização" que garante a flexibilidade de adesão. Estes princípios e características comuns contribuem para que o grupo seja um negócio coeso, continuando a comprometer-se com a liderança e a inovação do mercado ".
James Hurrell, Diretor de Investimentos do Bridges, disse:"O Bridges conhece a equipa do Fitness Hut há seis anos, e admiramos o negócio que eles criaram. Com a junção destas duas empresas, construímos uma equipa de gestão e um quadro altamente experientes e completos. Existe uma óbvia oportunidade para as duas marcas de melhorarem as suas ofertas, através da partilha de conhecimento e de princípios, e o compromisso de financiamento comprometido, permite um plano de crescimento mais rápido. De acordo com os antecedentes do Bridges, na melhoria da acessibilidade à actividade física e à obtenção de melhores resultados de saúde, cremos que esta é uma excelente oportunidade para a criação de um outro operador "de qualidade" no setor dos ginásios low-cost europeu.”

SOBRE A FITNESS HUT:

A cadeia de fitness clubs “premium low-cost” Fitness Hut nasce em Portugal em 2011, do know how de três fundadores: Nick Coutts, André Groen e Júlio Pedro Carvalho; com o intuito de oferecer aos seus sócios o primeiro ginásio que aposta no que verdadeiramente utilizam, ao preço justo. Atualmente, a rede tem 31 clubes abertos:
Grande Lisboa: Alexandre Herculano | Amoreiras | Arco do Cego | Benfica | Cascais | Linda-a-Velha | Loures | Odivelas | Oeiras | Olivais | Picoas | Sintra | Elias Garcia | Almirante Reis | Amadora | Alfragide | Santos | Parque das Nações | Massamá | Alverca*
Sul: Almada | Setúbal
Centro: Coimbra | Aveiro | Leiria*
Norte: Braga | Trindade | Vila Nova de Gaia | Matosinhos | Maia* | Antas*
*Clubes em pré-abertura
Os clubes Fitness Hut têm um espaço compreendido entre os 1.500 e 2.000 m2 e são dotados de um design vanguardista; desenhado e desenvolvido para estar em perfeita harmonia com as atividades físicas disponíveis.
Entre os serviços disponíveis o Fitness Hut oferece: 7 zonas diferentes de ginásio (Cardio Fitness; Resistência; Musculação; Combate; Treino Funcional; Sprint e Relax); Serviço de Personal Training Premium; Aulas de Grupo Les Mills (Body Combat; Body Balance; Body Step; Body Pump; Body Attack; CX Work; Sh’ Bam e RPM) e Aulas de Grupo Fitness Hut (Yoga Moves; ABS Moves; Dance Moves; Fit Moves; Cross Moves e Outras (Bum Bum Brasil e  Spinning); Balneários Premium; Snack-bar & Máquinas Vending; Estacionamento; e ainda outras atividades lúdicas como as Night Gym - noites únicas ao som de convidados muito especiais a atuar nos DJ POD’s dos ginásios Fitness Hut.

SOBRE A VIVA GYM:

A Viva Gym foi fundada em 2011, com o apoio de investidores do Reino Unido especializados em fitness. Desde a sua criação, a empresa estabeleceu-se como uma das principais operadoras de ginásios low-cost de Espanha.
Andalucía: Almería | Granada | Jerez | Málaga | Sevilla
Aragón: Puerta del Carmen | Actur | Las Torres*
Catalunha: Hospitalet | manso | Meridiana | Sabadell
Madrid: Embajadores | Fuenlabrada | Las Tablas | Móstoles | Principe de Vergana | Alcobendas*
Valenciana: Godella | Benlloch
Galicia: Vigo
Ilhas Balneares: Maiorca
Murcia: Cartagena
*Clubes em pré-abertura

SOBRE A BRIDGES FUND MANAGEMENT:

O Bridges Fund Management (anteriormente Bridges Ventures) é um gestor de fundos especializado direcionado exclusivamente para os investimentos sustentáveis e influentes, com sedes em Londres e em Nova York. Desde 2002, a empresa auferiu mais de 900 milhões de libras para investir em PMEs, propriedades e organizações do setor social que estão a ajudar a enfrentar alguns dos maiores desafios da sociedade, concentrado em quatro temas: saúde e bem-estar, educação e capacidades, vida sustentável e mercados em carência.
O Bridges tem uma vasta experiência na área dos ginásios low-cost: originalmente lançou o The Gym Group, que foi pioneiro neste conceito no Reino Unido e, mais recentemente, como investidor tanto na Viva como no Impact Fitness, um operador low-cost em rápido crescimento na América do Norte. Estas empresas ajudam a trazer saúde e condição física, a um novo grupo demográfico: no ano passado, inscreveram cerca de 60 mil pessoas que nunca tinham frequentado um ginásio anteriormente.

Mais informações:
Consultor Jurídico da Fitness Hut: PLMJ advogados SP, RL
Consultor Jurídico da Viva Gym: Eversheds Sutherland
Departamento comercial e financeiro: EY
Consultor de finanças corporativas do Fitness Hut: Clearwater International

Contacto: Sandra Santos | Marketing Manager & Public Relations | 915 087 967 | sandra.santos@fitnesshut.pt