IKEA UTILIZA FACHADAS LISBOETAS PARA COMBATER A DISCRIMINAÇÃO

No âmbito do mês do PRIDE, a IKEA Portugal “ocupou” várias fachadas de Lisboa com testemunhos de colaboradores membros ou aliados da comunidade LGBT+.

A IKEA tem como um dos seus principais eixos estratégicos a Diversidade e a Inclusão, valores profundamente enraizados na cultura da empresa, e transversais a todos os seus âmbitos de negócio. Além das diferentes ações de sensibilização realizadas ao longo do ano, são implementadas políticas de recursos humanos que potenciam a diversidade dentro da organização, promovendo – dentro e fora de portas - uma sociedade mais justa e equitativa.

A campanha deste ano tem a particularidade de ter os colaboradores como principais protagonistas. Sob o mote ‘Juntos contra a discriminação LGBT+’, onze colaboradores quiseram partilhar os seus testemunhos emocionantes e inspiradores sobre os desafios de uma comunidade com muito ainda por superar. Estereótipos, microagressões, exclusão, mas também superação, aceitação e otimismo. Dentro e fora do mercado de trabalho. Sete desses onze colaboradores têm agora parte do seu testemunho exposto ao mundo, ocupando espaços em branco onde em tempos estiveram azulejos tradicionais lisboetas.

A iniciativa foi levada a cabo em colaboração com o projeto “Preencher Vazios”, que espalha frases inspiradoras pelas principais cidades do País, ocupando espaços em branco deixados pelo roubo ou destruição da fachada original em azulejo.

Para Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da IKEA Portugal, “é essencial não só nesta, como em todas as datas, ser uma voz ativa e um aliado neste caminho pela defesa dos direitos humanos, contra a discriminação da comunidade LGBT+”.

“Assinalamos o mês do PRIDE com a partilha de testemunhos reais de colegas nossos nas ruas de Lisboa. Esperemos que representem uma mensagem de tolerância, entreajuda e inspiração, num caminho que sabemos que ainda é longo, mas para o qual olhamos com otimismo e esperança”, concluiu.

Veja o vídeo da ação aqui.

Os testemunhos dos colaboradores IKEA podem ser vistos nas seguintes ruas de Lisboa:
Rua Rebelo da Silva, 59
Rua Almirantes Reis, 37
Rua António Pedro, 95
Rua Heliodoro Salgado, 2
Rua da Penha da França, 98
Rua da Senhora da Glória, 103
Travessa do Maldonado, 5

Conheça os testemunhos dos colaboradores IKEA Portugal aqui

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no país - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, oito Estúdios de Planificação – Almada, Cascais, Coimbra, Lagos, Leiria, Seixal, Setúbal e Sintra – e vários Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.800 colaboradores e recebe cerca de 13.8 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 51.1 milhões online (website e app). A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustentáveis e funcionais, sempre a preços acessíveis. Para mais informac¸o~es visite www.IKEA.pt/saladeimprensa