LLYC lança Free the voices, o primeiro banco de vozes sintéticas diversas para combater os preconceitos contra a comunidade LGBTQIA+

• Free the Voices é o primeiro
  •  banco de vozes sintéticas diversificadas, criado a partir da recolha de mais de 250 vozes da comunidade em doze países e o seu tratamento com técnicas de IA.

• O banco contará com 5 vozes
  •  diversas para utilização livre, quatro das quais já se encontram disponíveis em
  • freethevoices.llyc.global
  • e uma quinta que será
  •  criada a partir da doação de novas vozes.

• Este projeto, desenvolvido
  •  em colaboração com a Monoceros Labs e o seu produto Fonos, pretende chamar a atenção para a discriminação sofrida pela comunidade devido a estereótipos e preconceitos associados a vozes não-normativas e gerar um futuro digital mais diversificado e inclusivo.
  • O projeto é acompanhado pelo
  •  estudo “Voz,
  •  diversidade e tecnologia na era da IA” que
  •  analisa a forma como os preconceitos sobre vozes diversas perpetuam a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e explora a forma como as tecnologias de vozes sintéticas podem contribuir para a reduzir.

24 de junho de 2024

Perante a persistência de comportamentos discriminatórios e de atos diários de microagressão contra a comunidade LGBTQIA+, impulsionados, entre muitos, pelos preconceitos que ainda desencadeiam as vozes diversificadas, a LLYC anunciou o lançamento de Free the Voices, o primeiro banco de vozes sintéticas diversificadas. Este projeto inovador, desenvolvido em colaboração com a Monoceros Labs e o seu produto Fonos, pretende chamar a atenção para os preconceitos associados à voz e contribuir para um ambiente digital mais diversificado e inclusivo.

O projeto parte da constatação de que a voz continua a ser um dos factores que contribuem para a discriminação multidimensional das pessoas queer. Os estudos mostram que as pessoas preferem interagir com uma voz heterossexual (69%) em vez de uma voz "gay" (31%), um preconceito que se desdobra e se torna mais evidente noutros espaços, como os locais de trabalho, onde os números da discriminação variam entre 32% e 37% das pessoas LGBTQIA+ que relataram ter sido discriminadas por agirem como gays, incluindo a forma como falam.

Num mundo cada vez mais digital, as vozes geradas por IA estão a tornar-se mais relevantes devido à quantidade de plataformas onde podem ser utilizadas. A maioria destas vozes não reflete a diversidade vocal da nossa sociedade e, pelo contrário, são construídas com base numa visão cis-heteronormativa.  Free the Voices é o primeiro banco de vozes sintéticas diversificadas, criado a partir da recolha de mais de 250 vozes de pessoas da comunidade em 12 países, que poderá ser utilizado, a partir de agora, em vários conteúdos audiovisuais. Este recurso foi concebido para sensibilizar para os preconceitos associados às vozes diversas e reduzi-los através de uma maior exposição à diversidade vocal.
“A discriminação baseada na voz é uma problemática persistente que afeta muitas pessoas, especialmente no seio da comunidade LGBTQIA+. As vozes que não se enquadram nas normas sociais prevalecentes enfrentam frequentemente preconceitos e microagressões, levando muitas pessoas a modificar ou a esconder a sua verdadeira voz. Esta situação não só perpetua a invisibilidade e o estigma, como também limita a diversidade vocal que deveria ser celebrada na nossa sociedade.”  afirma David González Natal, Sócio da LLYC e líder do projeto.

Enviamos no link abaixo, via Wetransfer, o relatório completo, o PR e as imagens suporte:

Assista ao vídeo da Campanha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5jfFayt5fjQ