MEDTRONIC LANÇA SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO CONTÍNUA DE GLICOSE (CGM) ENVISION™ PRO NA EUROPA

O Envision™ Pro combina dados importantes com a ótima experiência do utilizador

A Medtronic, líder mundial em tecnologia médica, acaba de lançar o sistema de monitorização contínua de glicose (CGM) Envision™ Pro — um sistema de CGM profissional totalmente descartável e sem necessidade de calibração pelo utilizador— que recebeu a aprovação de marca CE. A Medtronic iniciou a comercialização do Envision Pro na Europa e Médio Oriente este outono. Esta nova tecnologia permite aos profissionais de saúde e doentes com diabetes tipo 1 e 2 analisar tendências e níveis de glicose de forma precisa e contínua, permitindo uma terapêutica da diabetes mais adequada.

“A Medtronic tem uma história de 20 anos na CGM profissional, sendo a primeira empresa a ter um sistema de CGM aprovado para uso médico”, diz Sheri Dodd, Vice-President and General Manager Non-Intensive Therapies, um negócio que integra o Diabetes Group da Medtronic. “O lançamento do sistema de CGM Envision Pro da Medtronic apresenta várias inovações importantes como o primeiro sistema de CGM descartável e sem necessitar de calibração.”

Os dados de glicose recolhidos pelo Envision Pro geram cinco relatórios de diagnóstico que são revistos pelos profissionais de saúde em conjunto com os seus doentes. O relatório principal, Resumo do Perfil (Pattern Snapshot), utiliza algoritmos avançados de reconhecimento de padrões, para apoio à conversa entre o professional de saúde e o doente, que identificam padrões diários de altos e baixos níveis de açúcar e a sua relação com a alimentação, medicação, exercício e sono. Com estas informações, os profissionais podem facilmente ajustar a terapêutica e oferecer recomendações de mudança do estilo de vida aos seus doentes, minimizando picos ou valores fora dos limites preconizados e o risco associado de complicações. O sistema de CGM Envision Pro fornece dados precisos, aos quais o doente não tem acesso, permitindo obter uma visão imparcial dos níveis de glicose em contexto de vida real. Este dispositivo tem ainda caraterísticas abrangentes de rastreio e relatórios de fácil leitura, funcionando como suporte aos médicos nas discussões terapêuticas com os seus doentes.

O sistema Envision Pro foi concebido a pensar na facilidade de utilização como prioridade máxima. Por esta razão, os doentes já não necessitam de calibrar o sistema de CGM através dos glucómetros, nem devolver o sensor ou gravador ao médico, uma vez que agora as duas peças são totalmente descartáveis. O gravador comunica de forma direta com o smartphone, permitindo o upload automático dos dados. Desta forma, o profissional de saúde tem acesso simplificado aos dados e pode criar relatórios remotamente, sem visitas adicionais ao consultório.

“Os glucómetros e o teste da A1C mostram apenas parte de como os níveis de açúcar de um indivíduo variam ao longo do dia”, refere o Prof. Dr. Christophe De Block, M.D., Ph.D., diretor do serviço de Endocrinologia-Diabetologia-Metabolismo no Antwerp University Hospital. “O sistema de CGM Envision Pro permitirá ver a percentagem de tempo que estão no intervalo de glicose ótima  e quando estão altos ou baixos, o que permite perceber melhor como a alimentação, o exercício e a medicação afetam os nossos níveis de açúcar. Assim temos oportunidade de ter discussões mais informadas e de personalizar os planos de gestão da diabetes, bem como aumentar o envolvimento pessoal dos doentes, motivando-os a seguir os conselhos terapêuticos.”

Sobre o sistema de monitorização contínua de glicose (CGM)

O sistema de monitorização contínua de glicose (CGM) mede os níveis de glicose a cada 5 minutos utilizando um pequeno sensor inserido na pele (normalmente, no abdómen ou na parte superior do braço). Existem duas formas de CGM – CGM em tempo real e CGM  profissional. A CGM em tempo real é uma ferramenta centrada no doente que permite entender como a insulina e o seu estilo de vida afetam os seus níveis de glicose ao longo do dia. Este tipo de monitorização deve ser usada durante meses e anos. A CGM profissional regista os níveis de glicose com a mesma frequência, mas foi concebida para o profissional de saúde obter um instantâneo imparcial das tendências da glicose ao longo de uma semana, uma vez que os níveis de glicose estão ocultos e o doente não pode reagir aos valores em tempo real durante o período de avaliação. Geralmente, é usado apenas algumas vezes por ano e os seus relatórios fornecem informações adicionais aos profissionais de saúde que ajudam a desenvolver planos de tratamento personalizados para os seus doentes em menos tempo, com o intuito de obter uma melhor gestão da diabetes.

Sobre a área Diabetes Group da Medtronic (www.medtronicdiabetes.com)

A Medtronic trabalha em conjunto com a comunidade para mudar a forma como as pessoas gerem a diabetes. O objetivo da empresa é transformar os cuidados com a diabetes, expandindo o acesso, integrando os cuidados e melhorando os resultados clínicos, para que as pessoas que vivem com diabetes possam ter mais liberdade e melhor saúde.

A Medtronic (www.medtronic.pt) é uma das maiores empresas globais em tecnologia, serviços e soluções médicas, que contribuem para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida de milhões de pessoas, todos os anos, em todo o mundo. A nível global a Medtronic emprega mais de 88.000 pessoas, chegando a médicos, hospitais e doentes em aproximadamente 160 países. A empresa está focada numa relação colaborativa com os seus parceiros no sentido de levar os cuidados de saúde Further, Together.