• Medtronic Portugal/

MEDTRONIC PARTILHA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E MANUAIS DE FABRICO DE VENTILADORES PARA ACELERAR O AUMENTO DA PRODUÇÃO GLOBAL

A Medtronic, líder mundial no setor da tecnologia médica, anunciou a partilha pública das especificações técnicas e fabrico do ventilador Puritan Bennett™ 560 (PB 560), para permitir que, transversalmente, todas as indústrias avaliem a possibilidade de fabrico rápido de ventiladores para ajudar os médicos e os doentes que estão a lidar com o COVID-19. Esta decisão está em conformidade com a resposta médica e de saúde pública das agências governamentais a nível global.

Introduzido no mercado em 2010, o PB 560 é vendido em 35 países em todo o mundo. Este ventilador tem a capacidade de ser utilizado em diversos tipos de cuidados, e a sua tecnologia e design tornam-no numa solução de ventilação importante para fabricantes, criadores, startups e instituições académicas que pretendem aumentar rapidamente o desenvolvimento e produção de ventiladores. O produto PB 560 e as especificações técnicas, estão agora disponíveis em Medtronic.com/openventilator. O software de programação e outras informações em falta vão ser disponibilizados em breve.

O ventilador PB 560 é um equipamento compacto, leve e portátil que fornece suporte respiratório tanto a adultos como a crianças. Pode ser utilizado em ambiente hospitalar e em casa e fornece suporte respiratório móvel.

"A Medtronic reconhece a necessidade crítica de ventiladores como dispositivos salva-vidas na gestão de infeções do COVID-19. Sabemos que esta crise global precisa de uma resposta global. Nas últimas semanas, aumentámos a produção dos nossos ventiladores Puritan Bennett™ 980. Mas também acreditamos que podemos fazer mais, e estamos a fazer", refere Bob White, executive vice-president and president do Minimally Invasive Therapies Group (MITG) na Medtronic. "Ao partilhar publicamente as especificações técnicas do nosso PB 560, esperamos aumentar a produção global de soluções de ventilação que ajudem a combater a pandemia por COVID-19".

Os ventiladores desempenham um papel fundamental no tratamento de doentes com doenças respiratórias graves, como o COVID-19, e que necessitam de assistência porque não conseguem respirar eficazmente. Ao colocar um doente num ventilador, os pulmões podem descansar e recuperar enquanto o dispositivo fornece oxigénio e simula as ações da respiração. Sem suporte de ventilação, alguns doentes com doenças respiratórias graves podem não sobreviver.

A Medtronic (www.medtronic.pt) é uma das maiores empresas globais em tecnologia, serviços e soluções médicas, que contribuem para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida de milhões de pessoas, todos os anos, em todo o mundo. A nível global a Medtronic emprega mais de 88.000 pessoas, chegando a médicos, hospitais e doentes em aproximadamente 160 países. A empresa está focada numa relação colaborativa com os seus parceiros no sentido de levar os cuidados de saúde Further, Together.