MEDTRONIC RECEBE APROVAÇÃO CE PARA O NEUROESTIMULADOR PERCEPT™ PC, UM SISTEMA DE DBS COM TECNOLOGIA BRAINSENSE™

Esta tecnologia de estimulação cerebral profunda (DBS) de última geração permite aos médicos acompanhar sinais cerebrais específicos, disponibilizando  mais dados e um tratamento mais personalizado dos doentes

A Medtronic, líder mundial em tecnologia médica, anunciou a aprovação da marcação CE (Conformidade Europeia) do neuroestimulador Percept™ PC – o único sistema de estimulação cerebral profunda (DBS) com tecnologia BrainSense™ a ser lançado na Europa – que pode detetar e registar a atividade cerebral enquanto administra a terapia em doentes com distúrbios neurológicos como a doença de Parkinson. A tecnologia BrainSense™ permite aos médicos monitorizar sinais cerebrais específicos e correlacioná-los com eventos registados pelo doente, tais como sintomas ou efeitos secundários associados à doença ou à medicação, possibilitando um tratamento personalizado e mais centrado nos registos cerebrais específicos do doente.

O neuroestimulador Percept™ PC está aprovado na Europa para o tratamento de sintomas associados à Doença de Parkinson (DO), tremor essencial, distonia primária, bem como epilepsia e perturbação obsessiva-compulsiva (POC).

“Está provado que a DBS melhora significativamente a função motora em pessoas com doença de Parkinson quando comparada ao tratamento apenas com medicação. No entanto, com os sistemas atualmente disponíveis, os médicos precisam tomar decisões terapêuticas principalmente com base em avaliações clínicas e informações relatadas pelos doentes,” refere a Professora Andrea Kühn, diretora do serviço de Doenças do Movimento e Neuromodulação no Charité University Hospital, em Berlim. “O Percept™ PC com tecnologia BrainSense™ é uma inovação disruptiva. Os doentes e os profissionais de saúde terão dados objetivos de sinais cerebrais específicos do doente, incluindo aqueles que são registados no dia-a-dia fora do contexto hospitalar. Com esta tecnologia, os médicos podem ajustar de forma mais precisa, e com base nos dados da atividade neuronal, a terapia às necessidades individuais de cada doente.”

Além da tecnologia BrainSense™, o sistema Percept™ PC apresenta vários recursos com inovação de ponta como:

• É o único Sistema DBS que permite a realização de exames de ressonância magnética de corpo inteiro com compatibilidade  para RM em condições específicas de 3T e 1,5T, com o Neuroestimulador ligado, permitindo aos doentes o acesso a imagens médicas de vanguarda;
  • Maior longevidade da bateria em comparação com o neuroestimulador Activa™ PC da Medtronic (quando utilizando configurações e funcionalidades semelhantes) e um design ergonómicamente  mais pequeno (volume reduzido) para o conforto do doente;
  • Baixa largura de pulso (duração do pulso), oferecendo mais opções de estimulação, permitindo assim um controlo mais preciso sobre a área de ativação neural;
  • Um programador de doentes aperfeiçoado que utiliza um smartphone Samsung, fácil de utilizar e configurado de forma personalizada, que permite aos doentes a gestão da sua terapia com facilidade;
  • (“back e forward compatible”) Concebido para premitir a expansão para mais recursos no futuro através de atualizações de software para preparar as próximas inovações na DBS.

O neuroestimulador Percept™ PC estará disponível em Portugal a partir de 17 de Janeiro de 2020.

“Com o dispositivo Percept™ PC com tecnologia BrainSense™, a Medtronic está a reinventar verdadeiramente a terapia DBS, impulsionando-a para uma nova fronteira e capacitando os clínicos com as novas opções para trazer o futuro da DBS para os doentes de hoje. Os médicos podem avaliar diretamente os sinais cerebrais dos doentes para informar e disponibolizar tratamento personalizado a cada um,” refere Mike Daly, Vice-President and General Manager de Neuromodulação, que integra o Restorative Therapies Group da Medtronic. “Os doentes devem desempenhar um papel ativo na sua terapia e os médicos podem oferecer agora um tratamento personalizado e suportado por dados objectivos que responda melhor às necessidades dos doentes de hoje, agora e no futuro."

Sobre a Terapia DBS da Medtronic

Atualmente, a terapia de DBS é aprovada em muitos países do mundo, incluindo os EUA e a Europa, para o tratamento da doença de Parkinson, tremor essencial, distonia primária, sintomas incapacitantes da epilepsia e perturbação obsessivo-compulsivo resistente ao tratamento.

A terapia de DBS utiliza um dispositivo médico implantado cirurgicamente, semelhante a um pacemaker, que administra estimulação elétrica a determinadas áreas cerebrais de forma precisa, como tratamento adjuvante para vários distúrbios neurológicos. A Medtronic foi a primeira nos Estados Unidos a oferecer sistemas DBS condicionais por RM de corpo inteiro, permitindo aos doentes terem exames seguros em qualquer lugar do corpo sob certas condições. Desde 1987, mais de 150.000 dispositivos de DBS da Medtronic foram implantados em todo o mundo para doenças do movimento e outras indicações.

A Medtronic (www.medtronic.pt) é uma das maiores empresas globais em tecnologia, serviços e soluções médicas, que contribuem para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida de milhões de pessoas, todos os anos, em todo o mundo. A nível global a Medtronic emprega mais de 88.000 pessoas, chegando a médicos, hospitais e doentes em aproximadamente 160 países. A empresa está focada numa relação colaborativa com os seus parceiros no sentido de levar os cuidados de saúde Further, Together.