A exclusividade do artesanato português nos maiores eventos internacionais

Mais de uma centena de empresas da Fileira Casa vão estar representadas no Supersalone e Milan Design Week, de 5 a 10 de setembro, em Milão, e na Maison & Objet, de 9 a 13 de setembro, em Paris. O craftmanship, valor que faz parte da Campanha MADE IN PORTUGAL naturally, é o mote de destaque da presença portuguesa nestes eventos.

Face à gradual retoma das ações e eventos internacionais, as associações empresariais setoriais e a AICEP estão comprometidas para um esforço conjunto de reforço da promoção global das empresas portuguesas. Será dinamizado um conjunto de iniciativas paralelas de posicionamento, notoriedade e divulgação da excelência da produção portuguesa.

“O conceito ‘craftmanship’ remete-nos para a autenticidade onde a habilidade artesanal assume o seu auge, uma característica muitas vezes presente na criação de valor do produto português e que permite criar relações de confiança e duradouras assentes na diferenciação, exclusividade, garantindo a sustentabilidade cultural pela preservação de técnicas tradicionais. Um fenómeno que justifica o êxito de algumas das indústrias portuguesas que se destacam pela qualidade e capacidade de surpreender o mercado internacional, com peças e ambientes pensados com design e criatividade e, ao mesmo tempo, assentes na arte da manufatura”, afirma Luís Castro Henriques, presidente da AICEP.

O iSaloni (denominado este ano Supersalone) é conhecido como “O” evento do setor, sendo a montra internacional da criatividade. Todos os anos conta com mais de 370 mil participantes, provenientes, em média, de 188 países, colocando a cidade italiana no radar de interesse mundial, motivando a visita de um vasto público profissional, entre compradores, designers, decoradores e arquitetos e media.

A Maison & Objet é uma feira plataforma que, pela sua importância e destaque mundial, é considerado um evento âncora, além de ser um acontecimento estratégico para alguns dos setores que abrangem a Fileira Casa (mobiliário, têxteis-lar, iluminação e artigos de decoração). É considerada a principal feira de decoração de interiores do mundo, com duas edições por ano, janeiro e setembro.

Todos os anos e sob a coordenação da AICEP, Portugal faz-se representar com mais de 500 empresas dos vários setores de atividade que compõem as Fileiras Casa e Materiais de Construção, nos eventos de maior referência mundial, onde numa atuação de cooperação e colaboração as associações setoriais promovem a indústria portuguesa.

Empresas da Fileira Casa e outras podem ser visitadas no Showroom Virtual 360º ou consultadas no diretório disponível em http://www.portugalnaturally.pt.