AICC LANÇA CAMPANHA PORTUGUESE COFFEE, A BLEND OF STORIES TO THE WORLD

Apesar do contexto pandémico em que vivemos, o sector do café conseguiu continuar a aumentar as suas exportações em 2020 reforçando a aposta da Associação Industrial e Comercial do Café – AICC, ao lançar o projeto Portuguese Coffee, a Blend of stories to the world. O objetivo é reforçar o posicionamento do café português em mercados consolidados e investir na abordagem de novos mercados. Estratégia que vai levar o café português ao Canadá e Reino Unido, ainda este ano.

Portuguese Coffee, a Blend of stories to the world é um projeto que tem como fim preservar o café expresso português e a sua identidade. A criação desta marca institucional foi motivada pelo facto de não existir, até ao momento, um elemento aglutinador de toda a indústria que permitisse a diferenciação do Café Expresso Português em relação a outras bebidas expresso de diferentes origens ou países. Desta forma, o selo de denominação surge de uma aliança entre diversos associados da AICC que demonstraram a necessidade de criar um elemento visual que permitisse identificar este produto e respetivas caraterísticas, de forma mais fácil.

“Portuguese Coffee, a blend of stories® representa, tal como o nome indica, uma mistura de histórias: por um lado, as histórias das diversas marcas à volta do café português; por outro, as histórias de Portugal e do Café no Mundo, nomeadamente, no Brasil, Angola e Timor, onde o nosso país desempenhou um papel preponderante na disseminação desta que é a segunda commodity mais transacionada do planeta,refere Cláudia Pimentel, Secretária Geral AICC.

Sob a umbrela desta marca, a AICC tem previstas diversas iniciativas para dar ainda mais visibilidade ao café português, principalmente no que diz respeito à componente exportadora das empresas nacionais da indústria torrefatora, estando previsto, para este ano, a realização de missões empresariais ao Canadá e ao Reino Unido, dois mercados de grande interesse para o café português.

Sobre o café português e o seu consumo

Considerado um produto gastronómico nacional, o café português é reconhecido pelas suas características únicas e diferenciadoras, assumindo uma importância ímpar a nível económico, cultural e social. A indústria do café representa um mercado que movimenta cerca de 800 milhões de euros, anualmente.

Cada português bebe cerca de 2,5 chávenas de café por dia, em média, o que corresponde a um consumo de café de cerca de 5 kg por ano, por pessoa. Estima-se que cerca de 76,3% dos portugueses (com 15 ou mais anos) tomem pelo menos um café diariamente e que, sejam consumidas cerca de dois mil milhões de chávenas por dia no mundo, o que faz com que este produto seja o mais transacionado a seguir ao petróleo.

O café é o produto alimentar natural com maior importância social no nosso país e faz parte da alimentação dos portugueses sendo tomado por 80% da população adulta. O café, chamado de negro néctar, é a bebida mais consumida do mundo a seguir à água.