APSEI TRAZ A PORTUGAL EMPRESÁRIOS DA CHINA, MARROCOS E EMIRATOS ÁRABES UNIDOS

No âmbito do projeto Portugal Safe, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança promoveu duas Missões Inversas a Portugal em abril e em maio de 2023, compostas por onze elementos da China, Marrocos e dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Durante seis dias de missão, a comitiva visitou quatorze empresas do setor da Segurança, instituições ligadas à inovação e participou em eventos de Business Network para a apresentação das ferramentas do Projeto, tais como: estudos de mercado, benchmarking, rede e plataforma colaborativas e ações de prospeção e contacto.

“No âmbito da estratégia de internacionalização do setor da Segurança, a APSEI definiu como mercados prioritários Marrocos, EAU e China, tendo produzido um conjunto de informação relevante no que respeita às oportunidades de negócio para as PME nestes países. Esta missão inversa decorreu da identificação de potenciais parceiros de negócio nestes mercados e visa proporcionar uma aproximação às PME portuguesas, dando a conhecer o que de melhor se faz no setor da Segurança em Portugal, com o propósito de valorizar a componente de inovação e fomentar a cooperação para futuras colaborações” afirma Carlos Dias, Presidente da Direção da APSEI.

A comitiva foi composta por elementos da Fauresst, Wahda Technique e Portuguese Business Council in Sharjah, GSafety, Tsinghua University, Aisino, JSG - Johny's Group, Wisualarm (Grupo Dahua Technology), Radiant DWC LLC e da Optsafe Management Services Limited.

Durante as Missões, a APSEI assinou Protocolos de Cooperação com FAURESST, Consultora de Sistemas de Gestão, auditoria, formação e assessoria estratégica e com o Portugal Business Council in Sharjah EAU, com o objetivo de melhorar a rede de contactos e oportunidades de negócio de PME portuguesas nos Emirados Árabes Unidos e, em particular, no emirado do Dubai, ainda com a EUPIC, organização não governamental criada para facilitar a colaboração empresarial e tecnológica entre os países da UE e a China e também com a Chamber of Security Industry, Associação homóloga da APSEI em Hong Kong.

O projeto Portugal Safe, promovido pela APSEI, é cofinanciado pelo COMPETE2020, FEDER e Portugal2020. Apresenta-se como uma ação coletiva que visa apoiar as PME portuguesas da fileira da segurança na abertura de novos canais de exportação. O projeto aposta na abordagem a do setor da Segurança em novos mercados de oportunidade (para fomentar a entrada de produtos e serviços em mercados emergentes para o setor como é o caso dos EAU, Marrocos e China).