CH CONSULTING ASSESSORA BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO

A CH Business Consulting vai apoiar o Ministério de Turismo do Brasil na definição do modelo territorial de desenvolvimento turístico. O projeto, enquadrado no Plano de Recuperação Pós Pandemia, pretende desenvolver os modelos territoriais de desenvolvimento sustentável do turismo adequados à realidade brasileira.

Esta é mais uma conquista importante para a consultora portuguesa, cuja proposta técnica, pela sua qualidade e inovação, surpreendeu a estrutura de análise do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição internacional que financia o projeto.

O objetivo desta assistência técnica é contribuir para a construção de uma agenda nacional de desenvolvimento integrado e sustentável, através da implementação de modelos de crescimento turístico sustentável em áreas especiais de interesse turístico. Pretende-se fornecer dados ao Ministério do Turismo para a criação de modelos territoriais, jurídicos e de ações, para apoiar os governos federal, estaduais e municipais, na conceção das ofertas e destinos turísticos.

“Acreditamos que o desenvolvimento integrado e sustentável de uma área turística resulta de um esforço de ação coletiva para a elaboração de um plano estratégico, fundamentado nas competências territoriais, com a legitimação das instituições locais e das lideranças da comunidade, visando promover um desenvolvimento socioeconómico harmonizado com a cultura local, as práticas sociais e o meio ambiente,” afirma Carlos Adegas, Diretor de International Research da CH Consulting.

Com mais este contrato internacional, o quinto conquistado este ano, a consultora continua o seu processo de consolidação internacional em projetos institucionais relevantes e de elevada complexidade.

Segundo António Henriques, CEO do CH Consulting, “esta conquista é o resultado da estratégia de internacionalização em curso e mais uma prova de que as empresas portuguesas de conhecimento estão habitadas a competir à escala global, sendo um ativo importante na valorização da marca Portugal no mundo”.

Este projeto, que terá a duração de sete meses, conta com a colaboração da consultora argentina CEPA - Estudios y Proyectos del Ambiente, membro associado da CH | Global Network (rede internacional com cerca de 70 escritórios e presença em quatro continentes.