CH CONSULTING DESENVOLVE PROJETO DE RH NO SETOR HIDROELÉTRICO NOS CAMARÕES

A CH Business Consultou ganhou mais um contrato internacional nos Camarões, com uma intervenção na área de recursos humanos, para desenvolvimento do setor hidroelétrico do país. O projeto, no valor de 365 mil dólares, será financiado pelo Banco Mundial e promovido pelo Ministério da Água e Energia, terá a duração de 12 meses, com o objetivo de definir a estratégia de planeamento e desenvolvimento de competências, no setor da energia hidroelétrica nos Camarões, para os próximos 20 anos.

Com mais esta conquista internacional, a CH Consulting consolida a sua posição no continente africano, onde apresenta projetos de consultadoria na Etiópia, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Somália, Madagáscar, Seicheles, Nigéria e Camarões.

“Este projeto terá um forte impacto na modernização no setor hidroelétrico camaronês, bem como na própria reestruturação do sistema de ensino do país, dotando-o de uma oferta formativa, mesmo ao nível universitário, alinhada com as reais necessidades do setor”, sublinha Miguel Peixoto, Diretor Técnico do Projeto.

O Projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Luxan Engineering, empresa local, e conta com a coordenação técnica do Professor Carmona Rodrigues, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Após a fase de diagnóstico, que incidirá sobre a situação dos recursos humanos no setor hidroelétrico, o projeto vai focar-se na avaliação da cadeia de valor do ecossistema educativo, de qualificação e formação profissional do país, de forma a adequá-lo ao setor hidroelétrico. Na fase seguinte, a equipa irá estudar a viabilidade do país avançar com projetos de investimento que conduzam à modernização das infraestruturas formativas existentes, para assegurar um aumento da capacidade produtiva do setor e o desenvolvimento de uma estratégia de valorização dos recursos humanos, sustentável impactando o setor hidroelétrico camaronês.

Com a entrada deste projeto consultora vê reforçada a sua ambição internacional, mantendo a meta para de 2022 das exportações de conhecimento ultrapassarem os 35% do volume de negócios.

Nos últimos anos, a CH Business Consulting adotou uma estratégia de internacionalização assente na valorização do conhecimento português, numa lógica de rede agregadora, mobilizando diferentes centros de especialização nacionais. Uma estratégia que tem permitido conquistar importantes contratos internacionais e consolidar a sua posição junto das principais instituições multilaterais, como é o caso do Banco Mundial.