Login to the Future: ou como descomplicar a tecnologia às PME

Explicar em que consistem tecnologias como a inteligência artificial, IOG data, criptomoedas ou blockchain e dar exemplos reais da sua utilização. Esse foi o objetivo do projeto Export Chain to the Future, que culmina num evento agendado para 10 e 11 de maio.

Hoje já não se pode pensar apenas no mercado interno. Num mundo cada vez mais global e onde as transações comerciais são feitas de forma digital e imediata é urgente que as empresas portuguesas não só pensem, desde logo, nos vários mercados externos onde querem estar presentes, como também aproveitem e usem todo o potencial trazido pelas novas tecnologias como a inteligência artificial, as criptomoedas e a blockchain.

E é aqui que entra a Associação Ação para a Internacionalização (AAPI). A associação desenvolveu o projeto Export Chain to the Future, que é cofinanciado pelo COMPETE 2020, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional - FEDER, e tem o objetivo de sensibilizar e qualificar as empresas portuguesas, nomeadamente as de pequena e média dimensão, para a implementação de soluções tecnológicas, através da sua incorporação nos respetivos modelos de negócio.

Estas tecnologias não são novas. Mas ainda há algum desconhecimento sobre ela, nomeadamente os benefícios práticos da sua utilização. Desmistificar a tecnologia e apontar utilizações reais foram dois dos objetivos do programa. Para tal, durante os dois anos de existência, não só levou a cabo um estudo e análise de tendências da chamada Geração Z, como elaborou quatro e-books "de capacitação sobre aplicação de tecnologias disruptivas": serviços financeiros na era digital, transformação digital na logística, a área da saúde na era digital, e o retalho na era digital. Documentos que, diz Paulo Lopes, presidente da direção da APPI, explicam o que é que são as tecnologias e dão exemplos de como elas estão a ser aplicadas. Isto para que as empresas percebam que são ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer organização, independentemente da sua dimensão.

O encerramento oficial do programa ocorre com a realização do evento Login to the Future, agendado para 10 e 11 de maio, no Cais Criativo, em Aveiro. Depois de impactar mais de 500 empresas chegou a vez de "chamar as pessoas e mostrar-lhes presencialmente, com expositores, workshops e apresentações" as tecnologias. Porque, como refere Paulo Lopes, todos já "ouviram falar sobre", mas nunca "trocaram impressões sobre se isto é aplicável à minha empresa e como é que pode ajudar o meu processo de internacionalização". Esse é, precisamente, o objetivo do evento. Permitir a troca de informação. "É as empresas questionarem-se e questionarem umas às outras de que forma podem usar esta tecnologias", afirma o presidente da Direção da APPI, acrescentando que "o Login to the Future é um evento direcionado para o tecido empresarial português e traz um painel de oradores com experiência prática e real na adoção de inteligência artificial e blockchain, através de apresentação de casos práticos, demonstrações da tecnologia e equipamentos e exemplos de aplicabilidade".

Entre os oradores constam nomes como Maniska Gupta, da Oracle, Fernando Braz, da Salesforce, Pedro Barbosa, da Wise Pirates, e João Freire de Andrade, da Fintech Portugal, entre outros.

O evento será realizado apenas presencialmente dado que, na opinião da AAPI, as condições assim o permitem. E porque o modelo híbrido retiraria um dos grandes objetivos que é o networking entre os participantes. A expectativa, revela Paulo Lopes, é de ter cerca de 150 pessoas a assistir ao evento, nos dois dias.

Apesar de, oficialmente, o projeto terminar com o evento, todos os conteúdos gerados durante os dois anos de existência - o estudo, os e-books e os workshops - vão continuar disponíveis. Adicionalmente, a associação está a considerar recolher informações durante o evento, por forma a fazer um resumo de tudo o que acontecer, de modo a ficar disponível para quem não teve oportunidade de estar presente. Até porque, no evento, vão estar presentes oradores internacionais e empresas com grande know-how sobre a matéria.

Evento gratuito mas de inscrição obrigatória https://lnkd.in/ds2wpQY5.