Portugal, um país inovador!

Portugal é internacionalmente reconhecido pela inovação e talento dos seus recursos humanos, fruto de uma forte aposta em investigação e desenvolvimento, tecnologia e formação.

Desde 2016, que Portugal é o quarto país da União Europeia com maior desenvolvimento em inovação, sendo considerado um país “fortemente inovador pelo European Innovation Scoreboard (EIS-2020). Apresenta ainda a maior melhoria de desempenho da União Europeia, assumindo, pelo segundo ano consecutivo, a liderança na dimensão “inovação nas PME”.

A crescente consciencialização da indústria para o conceito da inovação, a aposta no talento e a colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico, têm contribuído para que Portugal seja, cada vez mais, reconhecido nos mais prestigiados rankings e prémios internacionais. As empresas apresentam como fator diferenciador a capacidade de se adaptarem, maximizando as tecnologias a seu favor, resolvendo problemas e oferecendo soluções eficazes e disruptivas”, afirma Luís Castro Henriques, presidente da AICEP.

De acordo com o relatório do EIS 2020, os pontos fortes do sistema de inovação em Portugal situam-se ao nível do ambiente para a inovação, atratividade do sistema de investigação e inovação empresarial. Ao nível da inovação de produtos, têm surgido soluções arrojadas, de que são exemplo os self-healing materials e a transformação digital, incluindo a tecnologia BIM.

As empresas das Fileiras Casa e Materiais de Construção apostam cada vez mais em departamentos de I&D como centros de conhecimento, utilizando as tecnologias para o desenvolvimento de soluções eficazes e diferenciadoras, que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Exemplos de produtos que adaptam tecnologia suportada na criatividade, inovação e sustentabilidade:

Tingimento de fibras de algodão com resíduos de folhas de chá verde é a mais recente inovação da JF Almeida (link para o site)

Resguardo de colchão com aquecimento e arrefecimento, controlado remotamente através de uma app e com zonas com diferentes temperaturas (Lasa).

Intelligent Furniture, com componentes antibacterianos, que reduz a presença de bactérias até 99%, resistentes a raios ultravioleta e produzido a partir de matérias-primas 100% recicláveis (Nautilus).

Placas de comando para autoclismos antibacterianas, de alta resistência, que permitem poupança de água e que utilizam o sistema ColorADD, são uma das soluções inovadoras da OLI.

Azulejos ecológicos feitos a partir das solas das sapatilhas e outros resíduos industriais, com atributos acústicos/térmicos e cores e texturas únicas: Goma (Flowco).

Estas e outras empresas inovadoras podem ser visitados no Showroom Virtual 360º ou consultadas no diretório disponível em http://www.portugalnaturally.pt.