PROTEGER 2024: Prevenir e Gerir os Riscos Psicossociais

A complexidade do ambiente de trabalho moderno trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental dos colaboradores. Pressões relacionadas com o trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, assédio e outros fatores psicossociais podem impactar negativamente o bem-estar dos colaboradores. A Organização Mundial de Saúde estima que o custo global da perda de produtividade, absentismo e rotatividade de colaboradores, atribuíveis aos problemas de saúde psicossocial é de 2,5 triliões por ano.

Sandra Gonçalves, CEO da OutCOme, marca presença na Conferência PROTEGER 2024, com o workshop “Prevenir e Gerir os Riscos Psicossociais”, onde será trabalhado o tema da saúde mental como prevenção e gestão dos riscos psicossociais no local de trabalho, enquanto parte integral da Saúde e Segurança no Trabalho. O evento decorre no Centro de Congressos do Estoril, nos dias 10 e 11 de Abril.

“Através da prevenção, da identificação e da resolução de problemáticas diversas como stress, depressão, ansiedade e fobias, doença ou morte na família, divórcio, consumo de substâncias ou endividamento exagerado, cria-se uma ferramenta vital para a manutenção e melhoria do desempenho, produtividade e bem-estar de colaboradores e equipas” afirma representante da Associação Portuguesa de Segurança.

Ao investir na prevenção e gestão de riscos psicossociais, observa-se um impacto positivo na produtividade, satisfação dos colaboradores e na construção de um ambiente de trabalho saudável. Cada vez mais as empresas percebem que colaboradores saudáveis emocionalmente são fundamentais para o sucesso e para a sustentabilidade das organizações.

A PROTEGER, organizada pela APSEI, Associação Portuguesa de Segurança, é a principal conferência de segurança do país, sendo uma iniciativa anual, onde se pretende envolver os profissionais nacionais e internacionais no debate e na partilha de conhecimento técnico sobre as diversas vertentes da segurança. Nas últimas oito edições conseguiu contar com perto de 500 oradores e dez mil participantes.

Para mais informações e inscrições visite o site aqui.