REDE GLOBAL DA DIÁSPORA CONQUISTA PRÉMIO NOS EUROPEAN ENTERPRISE PROMOTION AWARDS

A Rede Global da Diáspora, plataforma promovida pela Fundação AEP, alcançou a segunda posição nacional no European Enterpise Promotion Awards (EEPA), na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas. Os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

É com um orgulho imenso que recebemos esta distinção que reconhece o potencial da plataforma da Rede Global da Diáspora na internacionalização das empresas. A Fundação AEP, através da Rede Global, pretende ligar as empresas nacionais às comunidades portuguesas, presentes em 178 países, com a missão de promover a marca Portugal internacionalmente e ajudar as PME nacionais a aumentarem as suas exportações, estimulando a colaboração das comunidades portuguesas no mundo. Sendo este um projeto agregador, aproveito a oportunidade para agradecer apoio e a colaboração das várias instituições públicas que têm feito este caminho connosco, e, em particular, à Câmara Municipal de Esposende, que nos ajudou na construção da candidatura ao EEPA” afirma Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP.

Os EEPA premiam aqueles que promovem o empreendedorismo e as PME´s a nível nacional, regional e local. Podem participar na competição iniciativas de todos os países da UE, bem como da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia, Turquia, Armênia, Moldávia, Ucrânia, Islândia e Reino Unido. Desde 2006, mais de 4.000 projetos concorreram aos prémios e, juntos, apoiaram a criação de mais de 10.000 novas empresas.

Esta é a terceira vez que o mérito dos projetos da Fundação AEP é reconhecido com a atribuição de prémios no âmbito dos EEPA, tendo-se destacado, para além do apoio à internacionalização das empresas, no domínio da promoção do Empreendedorismo.

O prémio alcançado pela Fundação AEP com a Rede Global da Diáspora (www.redeglobal.pt) corresponde à primeira edição do projeto, que decorreu entre 2019 e 2020, tendo a pandemia comprometido as ativações internacionais previstas junto das comunidades mais representativas da nossa diáspora. Depois da ativação realizada na Suíça, entre 6 e 9 deste mês, a nova edição do projeto tem previstas iniciativas internacionais em mais 8 países, com foco no apoio à internacionalização das PME e na concretização de negócios com o apoio das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

A Rede Global da Diáspora é um projeto promovido pela Fundação AEP, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 - Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.