SECTOR DO CAFÉ AUMENTA EXPORTAÇÕES EM 2020

O sector do café, mesmo em plena pandemia, conseguiu aumentar as suas exportações de 84,1 milhões de euros para 86,2 milhões, segundo dados do INE. Estes são os dados de 2020 que reforçam a aposta da Associação Industrial e Comercial do Café – AICC, ao lançar o projeto Portuguese Coffee, a Blend of stories to the world. O objetivo é reforçar o posicionamento do café português em mercados consolidados e investir na abordagem de novos mercados. Estratégia que vai levar o café português ao Canadá e Reino Unido, ainda este ano.

“Atendendo ao potencial de exportação, à abertura à internacionalização e à capacidade de inovação de muitas empresas da fileira do café, a AICC criou a marca Portuguese Coffee, a blend of stories® em 2017 e lançou agora uma nova campanha de internacionalização. O objetivo é promover, difundir e aumentar a notoriedade do Café Português como um café de alta qualidade, diferenciado com um conjunto de características únicas e uma cultura própria, bem como, apoiar as empresas nacionais e as suas marcas a serem reconhecidas nos diferentes mercados internacionais pelo seu notável produto e processo de torrefação,” conta Cláudia Pimentel, Secretária Geral AICC.

O projeto prevê diversas atividades tendo como elemento central a internacionalização e nesse sentido, para além de uma componente de estudos de mercado, vão ser realizadas missões institucionais ao Canadá e Reino Unido, assim como uma missão inversa de compradores, por altura da realização do Lisbon Coffee Fest, o maior evento do sector realizado em Portugal, previsto para Outubro de 2021 ou Março de 2022, consoante as condições de saúde pública o permitirem. A escolha destes dois mercados prende-se com o facto de já terem, com Portugal, ligações consistentes de transações e acordos comerciais e serem vistos como potenciais parceiros para alavancar as exportações do sector.

A indústria torrefatora representou em 2020 um volume de negócios anual de cerca de 800 milhões de euros (mercado interno e exportações), embora o consumo interno tenha descido devido às restrições impostas por causa da Covid-19, as exportações subiram em valor. O café é o produto alimentar natural com maior importância social no nosso país e faz parte da alimentação dos portugueses sendo tomado por 80% da população adulta.