SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO RIBATEJO INTERNACIONAL PROMOTION

Dia 29 de junho, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém - realiza a sessão de encerramento do Ribatejo International Promotion. O projeto teve como principal objetivo o apoio à internacionalização dos negócios e exportações das empresas da região para o mercado global, nomeadamente para a Sérvia, Camarões, Croácia, Qatar e Paraguai.

No âmbito do projeto, foram desenvolvidos cinco estudos de identificação dos produtos da região do Ribatejo com maior potencial de entrada nestes mercados prioritários, que serão apresentados durante a sessão.

“O Ribatejo International Promotion foi implementado no sentido de fomentar o aumento das exportações das PME da região do Ribatejo, tendo por base não só os canais tradicionais, mas também criando novas ferramentas de apoio e de análise aos mercados, através de uma maior utilização das redes de contactos e de um maior conhecimento das características e especificidades de cada mercado,” refere Pedro Félix - Vice-Presidente da Comissão Executiva da NERSANT.

Nos estudos, é possível perceber quais os produtos com maior potencial de entrada em diversos mercados, através da identificação das principais exportações da região, comparando os mesmos com as principais importações de vários mercados. Os estudos partilham ainda os procedimentos e barreiras de acesso a diversos mercados, na ótica de preparar a abordagem das empresas, e apresentam ainda fichas de Business Intelligence, com uma análise dos produtos/mercados e informações reais relevantes sobre cada item no respetivo mercado (quantidades, preços, principais clientes, principais concorrentes, custos de transporte, taxas aduaneiras, entre outros detalhes).

O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória aqui.

O Ribatejo International Promotion, projeto promovido pela NERSANT, visa melhorar o reconhecimento da região no exterior e melhorar o posicionamento das empresas e entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados. O projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.