Chef português, Artur Gomes, vence prémio internacional que junta a gastronomia à sustentabilidade

• Artur Gomes destacou-se entre 15 jovens chefs de todo o mundo pelo prato mais sustentável da competição, conquistando assim o prémio S.Pellegrino Social Responsibility Award, atribuído pela Sustainable Restaurant Association.
  • O prato original Aipo do ‘Vale das Lobas’  foi o que melhor traduziu o princípio de que a comida sabe melhor quando resulta de práticas socialmente responsáveis, veiculando uma mensagem de sustentabilidade.
  • O prémio é uma iniciativa da S.Pellegrino Young Chef Academy, a academia da famosa marca italiana pertencente ao grupo Nestlé
Uma das iniciativas desta academia é o concurso S.Pellegrino Young Chef Academy Competition 2022-23, que premeia jovens chefs de todo o mundo em três grandes categorias: Social Responsibility, Connection in Gastronomy, e Food for Thought. O prémio final de cada uma destas categorias foi disputado por um total de 15 jovens chefes talentosos, todos eles vencedores do prémio nas suas respetivas regiões.

Nesta sequência, o prémio S.Pellegrino Social Responsibility Award foi então atribuído ao chefe português, Artur Gomes, cujo prato de assinatura melhor interpreta o princípio de que a comida é melhor quando é o resultado de práticas socialmente responsáveis, que foi votado pela Associação de Restaurantes Sustentáveis (SRA).

Artur Gomes ganhou com o seu prato de assinatura, o aipo "Vale das Lobas", que a SRA descreve como um prato que "não só defende ingredientes hiper-locais, mas também mostra processos agrícolas regenerativos que estão a ser introduzidos tendo em mente a saúde do solo e o clima".

Juliane Caillouette Noble da Sustainable Restaurant Association afirma: "Temos o prazer de atribuir o prémio desta edição a Artur Gomes. Apresentando uma imagem da paisagem rural do norte de Portugal, o prato não só defende ingredientes hiper-locais, como também mostra os processos agrícolas regenerativos que estão a ser introduzidos tendo em mente a saúde do solo e o clima. O Artur compreende que a responsabilidade social deve andar de mãos dadas com a responsabilidade financeira e ambiental, para que os restaurantes continuem a atrair os melhores jovens talentos e a proporcionar um ambiente de trabalho inspirador e positivo."

Para estimular o talento de jovens chefs, a S.Pellegrino Young Chef Academy proporcionou recentemente a todos os finalistas regionais a oportunidade de participarem numa série de workshops inspiradores e explorar os tópicos mais relevantes para o setor. Durante a "sustentabilidade de 360°", os jovens chefs que competem pelo S.Pellegrino Social Responsibility Award, moderado por Tom Jenkins, jornalista da Fine Dining Lovers e porta voz da Academia, tiveram a oportunidade de participar em discussões profundas com membros estimados da comunidade internacional de chefs, incluindo Kamilla Seidler, Jeffrey Vella, Suzanne Barr, e Daniel Gottschlich, bem como Molly McDonald e Isabel Martin da Sustainable Restaurant Association. Juntos, exploraram abordagens à sustentabilidade, abrangendo aspetos ambientais e humanos, e discutiram formas eficazes de comunicar esses valores aos seus clientes.

Tom Jenkins destacou as mensagens-chave: "Embora a sustentabilidade ambiental seja, naturalmente, um tema do momento, o que mais envolvia os clientes em todas estas áreas foi a questão da sustentabilidade humana e da criação de uma indústria melhor, mais justa e mais segura para todos. Muitos chefs discutiram as mudanças que fizeram nas práticas de trabalho das suas equipas e como ajustaram os seus modelos de negócios, enquanto os nossos jovens chefs enfatizaram a importância do equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para a sua geração. Todos concordam: uma equipa feliz é igual a um restaurante feliz."

Imagens e comunicado de imprensa completo em anexo.